Translate

07 maio 2023

Cidades e Covid

Os grandes centros urbanos são locais de grande efervescência intelectual e cultural, reunindo pessoas de diferentes origens e áreas de atuação. Isso permite uma troca intensa de ideias e conhecimentos, que muitas vezes resulta em descobertas e avanços em diversas áreas do conhecimento. As universidades são um exemplo claro desse ambiente, pois reúnem pesquisadores, professores e estudantes de diversas partes do mundo, estimulando a criação de novas teorias e tecnologias.

Muitas pessoas decidem se mudar para grandes cidades justamente para ter acesso a esse ambiente rico em oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. A interação com pessoas de diferentes origens, culturas e áreas de conhecimento é vista como fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a formação de redes de contatos.

No entanto, a pandemia de Covid-19 afetou significativamente essa dinâmica. O distanciamento social e as restrições de mobilidade impediram a realização de encontros presenciais, o que afetou especialmente o ambiente acadêmico. As universidades tiveram que se adaptar rapidamente para oferecer aulas e eventos online, o que não substitui completamente o contato pessoal e a interação presencial.

Um estudo publicado recentemente no NBER mostra esta alteração no papel da cidade. Eis uma tradução do resumo:

Uma das principais razões para a existência de cidades são as externalidades criadas quando as pessoas se agrupam em estreita proximidade. Durante Covid, essas interações vieram com os riscos à saúde e as pessoas encontraram outras maneiras de interagir. Documentamos como as cidades mudaram durante Covid e consideramos como a persistência de novas formas de interagir, particularmente o trabalho remoto, moldará o desenvolvimento das cidades no futuro. Primeiro, resumimos evidências mostrando como os preços e atividades residenciais e comerciais se ajustaram a diferentes distâncias dos densos centros das cidades durante e desde a pandemia. Utilizamos um modelo monocêntrico de cidade para demonstrar que dois ajustes associados ao trabalho remoto - tempos de deslocamento reduzidos e aumento da demanda por moradias - geram os padrões observados nos dados. Consideramos então como esses efeitos podem ser ampliados por mudanças nas comodidades urbanas e nas forças de aglomeração, e o que essas forças podem significar para o futuro das cidades.

Foto: All Bong

Nenhum comentário:

Postar um comentário