Translate

30 maio 2023

Crise bancária de 2023 - parte 2

A contabilidade também é relevante neste cenário, conforme um trecho deste texto:


Muitos dos principais bancos nos Estados Unidos aumentaram significativamente o uso de uma técnica contábil que lhes permite evitar avaliar certos ativos pelo seu valor de mercado atual; em vez disso, utiliza o valor nominal em seus cálculos de balanço. Essa técnica contábil consiste em anunciar que eles pretendem manter esses ativos até o vencimento.

Em outras palavras, essa decisão, que pode estar associado a um "truque contábil", faz com que o banco pareça muito mais solvente do que realmente é.

No final de 2022, o Charles Schwab tinha a maior quantidade de ativos marcados como "mantidos até o vencimento" em relação ao capital. De acordo com os dados citados por Gojon, o Schwab tinha mais de 173 bilhões de dólares em ativos marcados como "mantidos até o vencimento", enquanto seu capital (ativos menos passivos) era inferior a 37 bilhões de dólares.

Se a técnica contábil não tivesse sido usada, o capital teria sido de cerca de 23 bilhões de dólares. Esse valor representa menos da metade dos 56 bilhões de dólares que o Charles Schwab tinha de capital no final de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário