Translate

04 maio 2023

Previsão, Economia, Astrologia e Contabilidade

Sobre a questão da previsão, a coluna de Tim Harford é bem interessante . Eis alguns trechos:

O economista Ezra Solomon certa vez brincou que "a única função da previsão econômica é fazer a astrologia parecer respeitável" (...).

Parece difícil imaginar que um meteorologista econômico jamais ganhará tais vales. Mas muitos especialistas econômicos parecem ter tido lições dos astrólogos. Considere este horóscopo: “O equilíbrio de riscos permanece inclinado para baixo, mas os riscos adversos são moderados . . . No lado positivo, um aumento mais forte da demanda reprimida em várias economias ou uma queda mais rápida da inflação são plausíveis. Por outro lado, os resultados ruins na China podem impedir a recuperação . . . "

Isso praticamente cobre tudo: boas notícias, más notícias, mais inflação, desinflação. Caso você esteja se perguntando, é o mais recente World Economic Outlook do FMI. Mas esse tipo de "previsão do arco-íris" é típico do gênero.

Especialista em previsão Philip E Tetlock, em seu livro de 2005, Julgamento político especialista, observou que os especialistas tinham uma tendência a fazer previsões vagas e a usar desculpas como "errar por precaução" ou “estar errado apenas no momento”.


Nesse caso, esses especialistas estão trilhando um caminho conhecido. Considere as seguintes frases: “Você precisa muito de outras pessoas para gostar e admirar você”.“ Você tem uma tendência a ser crítico consigo mesmo”. “Embora você tenha algumas fraquezas de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las”. Eles soam como o tipo de coisa que um clarividente pode dizer depois de olhar para uma bola de cristal, mas essas declarações são de um artigo acadêmico, “A falácia da validação pessoal”, publicado em 1949 pelo psicólogo Bertram Forer.

Depois de fazer com que seus alunos preenchessem um questionário de diagnóstico, Forer entregou a cada um deles uma avaliação por escrito de suas características. Os alunos acreditavam que as avaliações eram adaptadas exclusivamente com base no questionário. Mas, de fato, cada aluno recebeu a mesma lista de 13 frases, incluindo as três acima. Os alunos sentiram que o diagnóstico havia feito um excelente trabalho, e a grande maioria concordou com pelo menos 10 das 13 declarações. Quando o engano foi revelado, escreveu Forer, “eles começaram a rir”.

Essas "declarações de Forer" - às vezes também chamadas de "declarações de Barnum" em homenagem ao showman PT Barnum - podem parecer estranhamente específicas. A maioria das pessoas não se dá conta de que elas são quase universais.

Em defesa dos analistas econômicos, incluindo o FMI, o palavreado barnumiano é tradicionalmente acompanhado de previsões numéricas específicas e falseáveis. Certamente, os verdadeiros incorrigíveis são os colunistas econômicos. Nós acenamos alegremente com riscos e oportunidades que podem ou não se manifestar. E, assim como os astrológos, somos mantidos por aqui apenas porque as pessoas acham nossos prognósticos divertidos.

Os paralelos não deveriam ser uma surpresa. A história da previsão econômica de Walter Friedman, Fortune Tellers, explica que clarividentes e analistas econômicos começaram em um lugar semelhante. Evangeline Adams e Roger Babson estavam perto de contemporâneos, nascidos nos EUA em 1868 e 1875, respectivamente. Ambos ofereceram consultoria de investimento em geral e previsões do mercado de ações em particular. Ambos tinham uma alta procura e morreram ricos. A principal diferença foi que Adams era um astrólogo, enquanto Babson oferecia previsões baseadas em dados inspiradas em idéias da física.


As ideias de previsão de Babson parecem muito estranhas hoje em dia. Ele era um grande fã de Isaac Newton: comprou e mudou a sala de estar da casa de Newton de Londres para Massachusetts, financiou pesquisas sobre antigravidade e suas ideias de previsão estão repletas de física newtoniana mal apropriada. Seu "Babsonchart" foi construído com base na ideia newtoniana de que cada alta acima da tendência era seguida por uma baixa igual e oposta abaixo. Em retrospecto, isso era verdade por definição, quando Babson traçava a linha de tendência no lugar certo. Infelizmente, isso oferecia pouco poder de previsão além de generalidades.

Ainda assim, as generalidades o levarão muito longe. A reputação de Babson como previsor foi garantida quando, em 5 de setembro de 1929, algumas semanas antes do grande crash, ele opinou: "mais cedo ou mais tarde, um crash está chegando, o que causará um declínio de 60 a 80 pontos no Barômetro Dow-Jones". Impressionante. O que é menos impressionante é que essas previsões sombrias começaram anos antes, em 1926, e depois disso, o índice Dow mais do que dobrou. A queda foi muito maior do que Babson havia previsto e continuou muito tempo depois que Babson começou a prever uma recuperação.

Não importa. Pouco depois do início do crash, Babson publicou um anúncio no The New York Times anunciando que "os clientes da Babson estavam preparados" e ele ainda recebe o crédito por ter previsto o crash.

Os aficionados por clarividência reconhecerão algumas semelhanças aqui. Se quiser ser admirado por suas previsões, tempere suas afirmações ousadas com imprecisão e não deixe de alardear os sucessos e minimizar os fracassos. (…)

A contabilidade é uma área que precisa lidar com diversas previsões ao longo do tempo. Uma dessas previsões é a questão da continuidade de uma entidade, que é extremamente importante para o responsável pela contabilidade. Essa previsão baseia-se na crença de que a empresa irá persistir no tempo e é usada para escolher o método de avaliação dos elementos patrimoniais.

Além disso, a contabilidade também precisa fazer previsões sobre a vida útil de ativos, como máquinas, equipamentos e outros bens. Essas previsões são importantes para determinar o desgaste desses ativos com o tempo e, consequentemente, o seu valor contábil. Essas previsões podem ser lineares ou não e devem ser precisas para garantir a acurácia das informações contábeis.

Outra previsão importante na contabilidade é a chance de receber uma dívida de um cliente. Nesses casos, é necessário fazer uma previsão sobre a probabilidade de recebimento e o prazo em que isso pode ocorrer. Essas previsões são essenciais para determinar o valor a ser registrado no balanço patrimonial e a provisão que deve ser feita para cobrir possíveis perdas.

Ao contrário dos astrólogos, a contabilidade deve trabalhar com previsões precisas e baseadas em dados concretos. É fundamental que as previsões sejam o mais exatas possível, para evitar distorções nas informações contábeis e prejuízos para a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário