Translate

05 maio 2023

Profissão contábil irá sobreviver ao ChatGPT?

Por que a profissão contábil sobreviverá ao ChatGPT e outras inteligências artificiais (IA)?

De acordo com o ChatGPT, os contadores são profissionais altamente capacitados e especializados em lidar com finanças e contabilidade e ainda não foram desenvolvidos sistemas capazes de substituir os contadores completamente. Entre as razões pelas quais a profissão contábil sobreviverá ao ChatGPT e outras inteligências artificiais (IA), podemos destacar as seguintes:

  • A IA não pode substituir completamente os contadores nas tarefas que requerem habilidades humanas, como a interpretação de dados financeiros, a tomada de decisões baseadas no contexto empresarial e o aconselhamento aos clientes sobre questões fiscais e financeiras.
  • Em vez de substituir os contadores, a IA pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os contadores a realizar seu trabalho de maneira mais eficiente e eficaz. Por exemplo, os contadores podem usar a IA para automatizar tarefas rotineiras e se concentrar em tarefas de maior valor agregado, como análise financeira e planejamento estratégico.
  • Apesar das múltiplas inovações que a profissão contábil tem experimentado, o contador não só não desapareceu, mas se consolidou e enriqueceu com a contribuição das novas tecnologias.
  • A profissão contábil está sujeita a legislação em constante mudança, o que obriga as inteligências artificiais a aprenderem a se adaptar às mudanças regulatórias, algo que requer certa complexidade e pode gerar erros na interpretação dessas mudanças.
  • Todas as grandes corporações que integram os últimos avanços em digitalização e tecnologia têm contadores em suas organizações.
  • A diversidade atual nos formatos de diversos documentos contábeis dificulta a padronização das transações e seu tratamento digital. Sistemas de digitalização e fluxos de aprovação de faturas, embora tenham melhorado, muitas vezes precisam da experiência humana para resolver os problemas que possam surgir.
  • É mais provável que o custo tecnológico dificulte a implementação de uma IA com capacidade para substituir os contadores, principalmente nas pequenas e médias empresas.
  • Se uma IA conseguisse automatizar todas as tarefas contábeis e fornecer um resultado não manipulável, isso realmente interessaria a todos? Se o gerente ou determinados gerentes intermediários não pudessem questionar as informações contábeis ou manipulá-las, a própria IA poderia ser obrigada a demitir certos gerentes, se os resultados não fossem os esperados.
  • As novas tecnologias podem mudar a forma como trabalhamos e nos relacionamos, mas parece um cenário um pouco sombrio em que o gerente se reúne com seus robôs para ver as contas da empresa, embora o gerente também possa ser substituído por uma IA ou um robô.



Esta é a posição de José Ramón Fernández de la Cigoña Fraga e tem alguns aspectos interessantes no debate. Alguns argumentos são válidos e podem ajudar na reflexão. Talvez a pergunta não se do tipo binária (irá substituir ou não irá substituir), mas em termos quantitativos. Algumas tarefas podem ser substituídas, assim como a tecnologia do computador reduziu o número de profissionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário