Translate

31 maio 2023

4 maiores empresas brasileiras por valor de mercado

 



A cada cinco anos, ao término de cada ano, foram selecionadas as quatro empresas brasileiras de maior valor de mercado. Os dados foram fornecidos pela Economática e ajustados pela inflação. No final de 1995, as quatro principais empresas eram estatais ou ex-estatais: Eletrobras, Vale, Telef Brasil e Petrobras. Somando seus valores, que em termos atuais correspondem a 207 bilhões de reais.

Posteriormente, a Telef Brasil e a Vale deixaram a lista. A empresa de mineração retornou à lista em 2005, 2010, 2020 e 2022. Com a saída dessas duas empresas, o lugar foi ocupado pelo Itaú e pela Ambev. O Itaú continuará presente na lista nos próximos anos. A Ambev não aparece em 2005, mas posteriormente retorna às maiores empresas.

Em 2005, a soma das quatro maiores ultrapassou 1 trilhão de valor de mercado, graças à presença do Bradesco. O auge ocorreu em 2010, quando a soma do valor de mercado da Petrobras, Vale, ItaúUnibanco e Ambev quase atingiu a marca de 2 trilhões. Cinco anos depois, devido aos escândalos da Petrobras, o valor de mercado da Ambev, ItaúUnibanco, Petrobras e Bradesco caiu para 935 bilhões. Um destaque notável é a Ambev, que adicionou 114 bilhões de valor em cinco anos, enquanto a Petrobras perdeu 640 bilhões.

Em 2020, o mercado recuperou parte do valor, incluindo a Petrobras (296 bilhões). No entanto, desta vez a Ambev teve um desempenho negativo na lista.

Chegamos a 2022 e não houve mudanças significativas na lista, exceto que o valor de mercado total diminuiu de 1,6 trilhões para 1,2 trilhões.



É possível notar que Petrobras, Itaú e Ambev são as empresas com maior frequência na listagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário