Translate

08 maio 2023

O desafio ainda não resolvido das Criptomoedas

O artigo "Valuing and accounting for cryptocurrency assets and liabilities" publicado no Accounting Today argumenta que a contabilização de ativos e passivos relacionados à criptomoeda é um desafio para contadores e auditores, devido à natureza complexa e volátil desses ativos.

O artigo começa destacando a crescente popularidade da criptomoeda como um investimento alternativo e como um meio de pagamento em transações comerciais. No entanto, a volatilidade da criptomoeda e a falta de regulamentação podem tornar difícil para os contadores avaliar o valor desses ativos e passivos.

O Financial Accounting Standards Board (FASB) e a International Accounting Standards Board (IASB) ainda não estabeleceram diretrizes claras sobre como contabilizar a criptomoeda. No entanto, o artigo sugere que as empresas que lidam com a criptomoeda devem seguir as práticas contábeis tradicionais, como a avaliação de ativos e passivos pelo valor justo.

O artigo destaca que os contadores também devem considerar questões como a lavagem de dinheiro e a conformidade regulatória ao lidar com a criptomoeda. As empresas devem implementar controles rigorosos para garantir que suas operações de criptomoeda sejam conformes aos regulamentos e leis aplicáveis.


O Fasb, recentemente, avançou nesta questão, adotando uma postura mais incisiva. Uma opção seria considerar a criptomoeda como um equivalente de caixa. Mas a volatilidade seria incompatível com este item. Poderia ser um ativo financeiro, sendo avaliada a valor justo para fins contábeis. A definição de ativo financeiro seria "dinheiro, evidência de participação acionária em uma entidade ou um direito contratual de receber dinheiro ou outro instrumento financeiro de outra entidade". O que também não enquadraria a criptomoeda. A alternativa restante seria como um intangível. Como tal, poderiam ser testados para verificar a redução no valor, podendo existir perda no final do exercício. Mas como há volatilidade, um eventual aumento não poderia ser reconhecido no balanço. 

Até o momento, ainda não há regras finais de GAAP dos EUA sobre criptomoeda; no entanto, o Conselho de Normas Contábeis Financeiras emitiu recentemente uma proposta para a avaliação de criptomoedas. A proposta exigiria que os detentores de ativos digitais que se enquadrem no escopo da orientação os mensurem pelo valor justo em cada período de relatório, com mudanças no valor justo refletidas no resultado.

Especificamente, esses ativos cripto seriam apresentados separadamente de outros ativos intangíveis no balanço patrimonial e ganhos e perdas seriam registrados como resultado líquido a cada período, separadamente das mudanças nos valores carregados de outros ativos intangíveis. 

Foto: Kanchanara

Nenhum comentário:

Postar um comentário