Translate

26 maio 2023

IASB e acordos de financiamento de fornecedores

 

O International Accounting Standards Board (IASB) publicou emendas às normas IAS 7 e IFRS 7, intituladas "Acordos de financiamento de fornecedores", com o objetivo de adicionar requisitos de divulgação relacionados a esses acordos financeiros. As emendas surgiram em resposta a uma submissão recebida pelo Comitê de Interpretações do IFRS, solicitando orientações sobre a apresentação de passivos relacionados a acordos de financiamento da cadeia de suprimentos e sobre a divulgação desses acordos nas demonstrações financeiras.

As principais mudanças trazidas pelas emendas incluem a descrição das características dos acordos de financiamento de fornecedores que requerem informações de divulgação, a adição de objetivos de divulgação nas notas explicativas para permitir a avaliação do impacto desses acordos nos passivos e fluxos de caixa de uma entidade, e a inclusão de requisitos adicionais de divulgação sobre os termos, condições e valores contábeis dos passivos financeiros relacionados aos acordos.

As emendas entram em vigor para períodos de relatório anuais iniciados em ou após 1º de janeiro de 2024, com aplicação antecipada permitida. O IASB considera que, na maioria dos casos, informações agregadas sobre os acordos de financiamento de fornecedores de uma entidade atenderão às necessidades de informação dos usuários das demonstrações financeiras. A publicação do comunicado de imprensa, webcast explicativo e outros materiais adicionais estão disponíveis no site da IFRS Foundation para obter mais informações sobre as emendas.

A partir do texto do Iasplus. Interessante, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário