Translate

16 maio 2023

Inteligência Artificial nas Conferências

Google iniciou sua conferência anual na quarta-feira, lançando dois novos smartphones Pixel e um tablet Pixel renovado, destinado a ser um centro doméstico inteligente. Além dos anúncios de hardware, houve MUITA conversa sobre IA na palestra de abertura - afinal, é 2023. De acordo com a CNET, o termo "AI" foi mencionado mais de 140 vezes durante a apresentação de aproximadamente duas horas, pois o Google não se esquivou de deixar o mundo saber onde estava o foco atual.

Depois de ter sido pego com o pé errado pelo lançamento do ChatGPT ao público, a liderança do Google emitiu um "Code Red" em resposta ao rápido aumento da popularidade do chatbot no final do ano passado, ao ver seu negócio principal de pesquisa ameaçado. O fato de a OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, estar trabalhando em estreita colaboração com a Microsoft, um dos principais rivais do Google no ramo de pesquisa, não melhorou as coisas para o Google e, com certeza, a Microsoft continua trazendo recursos baseados em IA para o seu mecanismo de pesquisa Bing.

Na quarta-feira, o Google lançou seu sistema de IA de próxima geração PaLM 2, um "modelo de idioma de ponta", que é "bom em matemática, codificação, raciocínio, tradução multilíngue e geração de linguagem natural", de acordo com Zoubin Ghahramani, vice-presidente do Google Deepmind. A PaLM fornece mais de 25 produtos anunciados, incluindo Bard, concorrente do ChatGPT do Google, que será lançado em mais de 180 países após o período experimental ter sido limitado aos Estados Unidos e ao Reino Unido. O Google também fez o possível para combater a ideia de que de alguma forma havia ficado para trás na IA, enfatizando seu papel pioneiro no setor na última década.

Desde o lançamento do ChatGPT, a IA vem causando grandes ondas e o público agora pode testemunhar em primeira mão a rapidez com que a tecnologia está evoluindo. Empresas de tecnologia como Alphabet, Microsoft e Meta adotaram totalmente a tendência da IA, abordando os recursos e os casos de uso da IA em todas as ocasiões. Alphabet, Meta, Microsoft, Amazon e Apple mencionaram coletivamente o termo "AI" quase 200 vezes em suas últimas chamadas de lucros, acima do número de menos de 40 menções no ano anterior. Como ilustra o gráfico a seguir, Alphabet, Meta e Microsoft estão muito mais envolvidos na mania da IA do que a Amazon e a Apple, o que é compreensível considerando os diferentes modelos de negócios.

Fonte: Aqui

O gráfico acima, do daily@chartr.co, mostra o número total, de todas empresas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário