Translate

04 maio 2023

Tecnologia não é uma corrida

O artigo "Most Technologies Aren't Races" ("A maioria das tecnologias não é uma corrida", em tradução livre) começa questionando a crença popular de que a tecnologia é uma corrida em que apenas o vencedor se beneficia. A maioria das tecnologias, argumenta o autor, não são corridas, mas sim jogos de soma positiva, ou seja, um jogo em que todos os jogadores podem ganhar. Por exemplo, a tecnologia de comunicação beneficia tanto a pessoa que a desenvolve quanto as pessoas que a usam. O autor também afirma que a corrida tecnológica tem um custo, pois incentiva a adoção de tecnologias que não foram suficientemente testadas, o que pode levar a problemas no futuro.

O autor argumenta que a corrida tecnológica é mais provável de ocorrer em tecnologias com aplicativos militares ou governamentais, onde há um incentivo para superar o inimigo. No entanto, ele aponta que a corrida tecnológica é uma exceção, não a regra.

O autor cita a tecnologia de reconhecimento de voz como um exemplo de tecnologia que não é uma corrida. Embora haja várias empresas que trabalham em tecnologias de reconhecimento de voz, elas podem trabalhar juntas para desenvolver padrões e protocolos que beneficiem toda a indústria. O autor argumenta que isso é semelhante à forma como a indústria de tecnologia da informação trabalha com padrões, como o TCP/IP, para garantir que todos possam se comunicar na internet.



O autor também aborda a questão de patentes e propriedade intelectual. Ele argumenta que o sistema atual de patentes não incentiva a inovação, mas sim a aquisição de patentes para fins de litígio. O autor sugere que as empresas deveriam ser incentivadas a compartilhar suas inovações em vez de mantê-las em segredo. Ele cita o exemplo da Tesla, que abriu suas patentes para permitir que outras empresas produzam carros elétricos e, assim, acelerem a transição para uma economia de energia limpa.

O autor também discute o papel do governo na corrida tecnológica. Ele argumenta que o governo deve investir em pesquisa básica, que é menos provável de ser financiada pelo setor privado. Ele cita o exemplo da pesquisa em física de partículas, que levou ao desenvolvimento da World Wide Web. Ele também sugere que o governo deve incentivar a colaboração entre empresas concorrentes, em vez de encorajar a competição.

Em conclusão, o autor argumenta que a corrida tecnológica é uma exceção, não a regra. A maioria das tecnologias são jogos de soma positiva, onde todos os jogadores podem ganhar. Ele sugere que as empresas devem ser incentivadas a colaborar e compartilhar suas inovações, em vez de competir por patentes e propriedade intelectual. Ele também sugere que o governo deve investir em pesquisa básica e incentivar a colaboração entre empresas concorrentes.

[O texto acima foi escrito pelo ChatGPT. Não é um resumo, de duas mil palavras, que eu escreveria. Há alguns exemplos interessantes que o Chat deixou de apresentar no resumo. O texto tem uma análise não apocalíptica deste tipo de tecnologia. E o Astral traz muita sabedoria na sua análise] [Desenho aqui]

Nenhum comentário:

Postar um comentário