Translate

29 maio 2023

4 mitos sobre Contabilidade e Inteligência Artificial

O GoingConcern publicou uma listagem de mitos da AI e a contabilidade. Há uma lista de mitos, que gostaria de listar aqui: 

Mito 1 - A inteligência artigifical é realmente inteligente




Afinal, tudo não passar de um conjunto de códigos. A atual IA, em sua forma atual, é treinada em conjuntos de dados fornecidos com o objetivo de realizar uma tarefa específica; no caso do ChatGPT, a tarefa específica é na verdade uma ampla variedade de funções, cuja profundidade estamos apenas começando a descobrir.

Quando o software de contabilidade baseado em IA é usado para automatizar a entrada manual de dados, como digitalizar e interpretar faturas, ele precisa ser treinado por humanos para reconhecer campos específicos, como endereços, nome da empresa, datas, número do pedido de compra, etc., para cada fornecedor.

A IA não sabe as coisas da mesma maneira fundamental que você sabe. Por exemplo, todos nós ouvimos histórias sobre Roombas que não reconhecem fezes de cachorro e as espalham pela casa. Agora, a Roomba está usando IA para reconhecer cocô de cachorro, mas a IA não saberia intrinsecamente que cocô de cachorro é ruim, a menos que lhe digamos isso. A tecnologia anti-cocô da Roomba foi um grande avanço quando foi lançada em 2021

Mito 2 - A AI irá tomar seu emprego

Seu trabalho pode não ser o mesmo daqui a cinco anos, mas você ainda terá um emprego. A IA não vai substituí-lo, mas promete mudá-lo. A contabilidade, como conhecemos, não é uma função puramente mecânica, mas há muito trabalho repetitivo que pode - e deve - ser automatizado.

A IA promete facilitar seu trabalho ao automatizar tarefas rotineiras; trabalho que é facilmente repetível, como inserir faturas. Esse trabalho fundamental requer precisão, e seu trabalho pode mudar para auditar os dados inseridos pela IA para garantir sua precisão e procurar dados não rotineiros sobre os quais a IA não tem certeza de como lidar ou codificar. O que acontece se seus fornecedores mudarem o formato e a estrutura de suas faturas?

E quanto aos fornecedores eventuais? Você tem um sistema de pedidos de compra para confrontar as faturas? Os humanos também serão capazes de desempenhar um papel de auditoria aqui para garantir que as faturas sejam legítimas e não uma fraude. Primeiro, esse tipo de fatura pode nem mesmo ser enviado à IA para entrada ou, se for, pode ser removido do sistema se houver algum problema.

A IA promete liberar seu tempo dessas tarefas rotineiras e permitir que você se concentre em tarefas de nível mais alto para as quais você pode não ter tido tempo antes. Estamos esperançosos nesta fase de que esse otimismo esteja baseado na realidade e não em ilusão. 

Mito 3 - A AI irá eliminar o trabalho braçal 

Com tempo e treinamento, qualquer tipo de trabalho pode ser considerado trabalho braçal. A familiaridade gera desprezo, como dizem. O trabalho braçal nunca realmente desaparecerá em qualquer emprego. Uma vez que você se torna bom nisso, ele se torna rotina e provavelmente um pouco entediante. O que é considerado trabalho braçal vai mudar, e cada vez mais desse trabalho braçal será eventualmente realizado pela IA à medida que encontramos maneiras de torná-lo rotineiro. Assim que seu tempo for liberado do seu trabalho braçal atual, você passará para tarefas de nível mais alto, dominará esse futuro trabalho braçal e o ciclo continua. Desculpe, isso provavelmente não é o que você queria ouvir. 

Mito 4 - AI irá transformar a contabilidade, mudar o mundo e salvar a humanidade

Vamos analisar isso. Em primeiro lugar, a IA irá mudar a contabilidade, não transformá-la. Ela será apenas uma ferramenta para facilitar nossas vidas, para que possamos nos concentrar em outras tarefas que provavelmente negligenciamos ou simplesmente não tivemos tempo de fazer. Ainda teremos débitos e créditos, demonstrações financeiras e auditorias.

Toda nova tecnologia aparentemente radical parece ter seus seguidores que acreditam em todo o hype de marketing e pedem por mais. Ao mesmo tempo, há os céticos que lamentam o fim da humanidade. Procure com afinco e tenho certeza de que encontrará hieróglifos de 5.000 anos atrás que proclamam que a Terra (o que se conhecia dela) iria acabar em poucos meses.

A IA mudará o mundo? Bem, talvez. É difícil saber ao certo quais serão seus efeitos. Será a mudança radical que alguns afirmam? Provavelmente não. Os humanos ainda são humanos. Tendemos a ser relutantes em aceitar a mudança, então os efeitos da IA provavelmente serão menos radicais do que se afirma, mas a mudança ocorrerá gradualmente. O tempo dirá.

E, finalmente, nada salvará a humanidade. Estamos todos condenados! A menos que deixemos o planeta e alcancemos outras galáxias, temos cerca de 5 bilhões de anos até que nosso sol se transforme em uma gigante vermelha e destrua nosso sistema solar. (Eu sei, estou sendo muito otimista!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário