Translate

02 junho 2023

Consenso no relatório do IPCC

No Project Syndicate, a dificuldade de atingir um consenso no relatório do IPCC, especialmente no que diz respeito ao resumo do texto.


Muitas vezes totalizando mais de 1.000 páginas, cada relatório inclui um resumo mais curto para os formuladores de políticas que os Estados membros devem aprovar oficialmente. Esse processo permite que representantes do governo e observadores comentem sobre as versões preliminares recebidas e, ao mesmo tempo, permite que os cientistas recusem sugestões que desafiem a integridade de suas pesquisas. No entanto, durante o processo de aprovação, as frases podem ser reforçadas, suavizadas ou até mesmo removidas da versão final.

O último relatório adverte que os eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes e intensos do que o previsto anteriormente, enquanto a ação global tem sido muito mais lenta do que o esperado. Cada fração de grau é importante e, com a taxa atual de emissões de gases de efeito estufa, o mundo está se aproximando de um aumento de 3,5°C até 2100, com consequências devastadoras para a humanidade e o planeta.

A dificuldade do consenso fez com que o resumo (e em alguns casos até o texto) deixasse de contemplar a questão do consumo de carne animal, a necessidade de uma política rápida e urgente, medidas mais efetivas para transição de fontes energéticas, o financiamento dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento, entre outros aspectos.

Consenso é realmente difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário