Translate

24 dezembro 2022

Imposto de Trump

Há uma tradição nos Estados Unidos que, quando um presidente assume seu posto, ele divulga seu imposto de renda. Isto faz com que sua renda e suas propriedades sejam de conhecimento público. Este ritual prosseguiu durante longos anos, mas durante o período que Donald Trump esteve no cargo, o mesmo recusou a divulgar estas informações. 

A recusa trouxe desconfiança de que Trump poderia estar escondendo algo. Agora, estando ausente do poder, algumas informações começam a surgir. Na realidade, antes disto, ocorreu uma "divulgação" de alguns dados fiscais de Trump por parte da imprensa. Uma desconfiança comentada nesta recusa é que Trump teria duas ou mais contabilidade: uma para o fisco e outra para os bancos. Isto não parece ser algo estranho na nossa realidade.

Neste momento, alguns dados mais oficiais estão sendo apresentados. A renda declarada de Trump, de 2017 a 2020, bem como o imposto pago pelo presidente começaram a ser divulgados. Como Trump é um empresário, a renda declarada oscilou muito entre 2017 e 2020. No primeiro e no último ano da presidência, Trump declarou prejuízo. Entre 2018 e 2019, a declaração do imposto de renda mostrou um lucro e, por consequência, o então presidente pagou um pouco mais de 1 milhão de dólares nos dois anos, o que corresponde a uma alíquota efetiva abaixo de 4% nestes dois anos. E no último ano da presidência, Trump não pagou imposto de renda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário