Translate

12 dezembro 2022

Economias hiperinflacionárias

A aplicação do IAS 29, sobre economias hiperinflacionárias, apresenta um conjunto de "pistas" para esta classificação. Na prática utiliza-se um critério objetivo: 100% de taxa acumulada em três anos. Convencionalmente, a listagem de economias com hiperinflação é feita pelo Centro de Qualidade de Auditoria, CAQ, que no final de cada ano apresenta sua lista para fins de aplicação da norma. 

Eis a listagem deste ano: 

Países com taxas de inflação acumuladas em três anos superiores a 100% : Argentina, Etiópia, Irã, Líbano, Sudão do Sul, Sudão, Suriname, Peru, Venezuela, Iêmen e Zimbábue. 

Países com taxas de inflação acumuladas projetadas em três anos entre 70% e 100% ou com um aumento significativo (25% ou mais) da inflação durante o período atual: Angola, Gana, Haiti, Moldávia, Serra Leoa, Sri Lanka e Ucrânia.

Há alguns países com problemas nos dados e que poderiam estar na lista. Isto inclui o Afeganistão e a Síria.


Dois comentários. O primeiro é que o número de países aumentou em relação à lista anterior. Isto ocorreu por diversos motivos. O Sri Lanka adotou uma política ambientalista desastrosa, que resultou no colapso do governo. A Ucrânia possui problemas externos com a Rússia. Confesso surpreso com a presença do Peru (não sabia da sua situação econômica) e a ausência da Turquia. 

Foto: Ricardo IV Tamayo

Nenhum comentário:

Postar um comentário