Translate

16 dezembro 2022

Como o Facebook afetou a saúde mental dos universitários americanos

O compartilhar de adultos americanos que usam alguma forma de mídia social aumentaram de 5% em 2005 para 79% em 2019. Ao mesmo tempo, a quantidade de horas gastas on-line também aumentou rapidamente, especialmente para os jovens.

No entanto, as plataformas de mídia social podem ter um preço alto, de acordo com um artigo no American Economic Review. Luca Braghieri, Ro'ee Levy, e Alexey Makarin examinaram o impacto do Facebook na saúde mental de estudantes universitários dos EUA e encontrou efeitos negativos significativos.

O Facebook foi criado em 2004. Mas antes de ser disponibilizado ao público em geral em 2006, foi lentamente introduzido nas faculdades dos EUA, com alguns campi obtendo acesso antes de outros.

Esse lançamento escalonado permitiu aos autores estimar o efeito real do Facebook nos indicadores de saúde mental entre os estudantes universitários. A Figura 1 do artigo resume seus principais resultados. 


O gráfico mostra os efeitos, em desvios padrão, na depressão, outros problemas de saúde mental e no uso de serviços de depressão, revelando que a maioria das dimensões da saúde mental no conjunto de dados foi afetada negativamente pela introdução do Facebook. Por exemplo, estudantes em campi universitários com o Facebook relataram sentir-se sem esperança no ano anterior, quase 0,1 desvios padrão com mais frequência do que estudantes em campi universitários sem o Facebook.

Os autores também mostram que quanto mais os alunos foram expostos ao Facebook, pior foram seus indicadores de saúde mental. No geral, as descobertas são consistentes com a suposição popular de que a mídia social é parcialmente responsável pelo recente deterioração na saúde mental dos adolescentes.

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário