Translate

09 dezembro 2022

Wirecard - começa o julgamento - 3

Markus Braun faz sua primeira aparição pública no tribunal hoje, mais de dois anos depois que sua empresa de pagamentos digitais Wirecard AG entrou em colapso sob o peso de alegações de fraude, eliminando bilhões em valor para os acionistas e destruindo os esforços da Alemanha para criar uma nova tecnologia. campeão rivalizando com o Vale do Silício.

O Tribunal Regional de Munique abriu o caso contra Braun (foto) e dois co-acusados na quinta-feira em um espaçoso tribunal localizado na prisão de Stadelheim, entre os maiores complexos penitenciários da Alemanha. Com mais de três dúzias de jornalistas registrados para acompanhar o processo, o julgamento deve se estender até 2024, enquanto os cinco juízes presidentes debruçam sobre o material coletado em mais de 700 pastas de documentos.


O caso refaz as etapas que antecederam os primeiros meses de 2020, quando a Wirecard travou uma batalha cada vez mais fútil para se mostrar uma pioneira em pagamentos digitais . No final, o negócio desmoronou rapidamente, com a Wirecard admitindo que mais de US $ 2 bilhões em dinheiro, reportados anteriormente, como meramente desaparecido, que provavelmente nunca existiam, e a empresa entrou com pedido de insolvência alguns dias depois, em 25 de junho de 2020.

Naquela época, Braun, um austríaco que nutria uma aura cerebral com seus óculos sem aro, já havia sido preso. Ele permaneceu sob custódia por quase dois anos, fazendo apenas uma breve aparição pública em Berlim, dois anos atrás, em novembro, onde foi interrogado por uma comissão parlamentar que tentava esclarecer o escândalo. Ele não forneceu informações sobre o que pode ter levado ao colapso da antiga queridinha de investidores e políticos.

Braun apareceu no tribunal na quinta-feira com o traje instantaneamente reconhecível e o suéter preto de gola alta, seguindo de perto enquanto os promotores liam as mais de 80 páginas de acusações.

O promotor Matthias Buehring detalhou como Braun, seu co-acusado e outros membros da Wirecard supostamente criaram um sistema elaborado de contas e pagamentos falsos para fazer com que provedores e investidores de crédito acreditassem que a Wirecrad era um negócio próspero.

"O objetivo era inflar o balanço e as vendas para fazer a empresa parecer financeiramente mais forte e vesti-la como mais atraente para investidores e clientes", disse Buehring. Eles queriam "ocultar que os negócios reais da Wirecard eram deficitários e que os empréstimos solicitados eram necessários para evitar seu colapso."

Sinais de aviso

A morte de Wirecard provou ser uma vergonha para as instituições reguladoras e políticas da Alemanha, porque as bandeiras vermelhas existiam há anos. Relatos contundentes de vendedores a descoberto como Fraser Perring e uma série de artigos do Financial Times questionaram a contabilidade dos negócios da administração na Ásia e no Oriente Médio, cobravam que a empresa sempre negou. Em vez disso, os promotores de Munique inicialmente ficaram do lado da empresa, chegando a investigar jornalistas e vendedores a descoberto em vez de Wirecard.

Como resultado do colapso da Wirecard, o chefe do órgão de fiscalização financeira de Bafin, Felix Hufeld, foi forçado a deixar o cargo no início de 2021.

Os promotores finalizaram sua investigação sobre o declínio e queda da Wirecard em março, depois de passar quase dois anos refazendo o desaparecimento da empresa. Eles acusaram Braun ao lado de dois co-réus - o ex-contador-chefe Stephan von Erffa e Oliver Bellenhaus, que dirigia uma empresa Wirecard em Dubai e que se tornou uma testemunha-chave.

Segundo os promotores, o trio "inventou negócios supostamente extremamente lucrativos, principalmente na Ásia" para acreditar que a Wirecard era uma empresa de sucesso. Na realidade, porém, os ativos em Dubai, Filipinas e Cingapura não existiam e a papelada foi forjada, segundo os promotores.

Grandes pagamentos

Os bancos pagaram empréstimos de cerca de 1,7 bilhão de euros (US $ 1,8 bilhão) e dois títulos totalizando cerca de 1,4 bilhão de euros, "operando sob a suposição equivocada de lidar com uma empresa DAX bem-sucedida, próspera, gerenciada adequadamente e, de qualquer forma, digna de crédito", escreveram os promotores em uma declaração quando eles entraram com sua acusação.

Ao relatar resultados fictícios, o trio manipulou mercados, usando números fabricados para buscar empréstimos, dizem os promotores, que acusaram os três homens de fraude agravada, manipulação de mercado e contabilidade falsa.

Braun também foi acusado de quebra de confiança ao fazer a Wirecard pagar mais de € 200 milhões a uma empresa obscura, uma manobra supostamente orquestrada com seu braço direito na época, Jan Marsalek, então diretor de operações da Wirecard. Parte do dinheiro foi canalizada de volta para os homens, segundo os promotores.

Marsalek fugiu quando o escândalo quebrou e permanece em local desconhecido. Ele agora está na lista dos mais procurados da Interpol e uma investigação de Munique contra ele e outros suspeitos continua. 

A reciclagem das atividades comerciais levou uma grande equipe de investigadores por mais de um ano, envolvendo mais de 40 mandados de busca somente na Alemanha e a recuperação de dados de lugares tão distantes quanto Maurício, Filipinas e Brasil.

Sem liberação

Embora a Alemanha tenha tido sua parcela de escândalos contábeis e colapsos corporativos de alto nível, poucos se comparam ao Wirecard porque o fracasso marcou a primeira vez que uma empresa listada no índice DAX de referência da Alemanha faliu. Wirecard era vista como o bilhete da Alemanha para o mundo dos sistemas de pagamento digital, quando o mundo fazia compras, jogava e se comunicava online. Quando tudo acabou sendo construído, políticos e reguladores enfrentaram questões difíceis sobre como uma economia sofisticada como a Alemanha poderia ter sido tão facilmente enganada e por que ninguém seguiu os alertas precoces.

Braun negou as alegações e insistiu que os negócios de parceiros estrangeiros no centro das alegações de fraude eram reais. O advogado dele, Alfred Dierlamm, disse que as evidências sugerem que Marsalek e outros criaram um sistema elaborado para canalizar dinheiro do Wirecard e para seus próprios bolsos, sem o conhecimento de Braun. 

Dierlamm não respondeu a um e-mail pedindo comentários. Sabine Stetter, advogada de von Erffa, disse que comentará o caso em sua declaração de abertura. 

Mas um tribunal de apelações de Munique que teve que decidir em várias ocasiões nos últimos dois anos se Braun poderia ser mantido em prisão preventiva não foi influenciado pelo argumento de Dierlamm, descobrindo em cada ocasião que as evidências contra o ex-CEO eram fortes o suficiente para mantê-lo sob custódia.

Dois lados

No próximo julgamento, os promotores se apoiarão fortemente em sua testemunha principal: Bellenhaus, ex-chefe do Dubai da Wirecard.

Um mês depois que a Wirecard declarou insolvência, Bellenhaus retornou a Munique e se entregou. Ele foi preso e está preso desde então, compartilhando seu conhecimento interno em uma longa série de entrevistas. Ele será fundamental para provar que o negócio do parceiro era falso, e é provável que o julgamento forneça dois lados contrastantes: o Bellenhaus cooperante de um lado e o Braun de obstrução do outro.

Conselho de defesa de Bellenhaus Nicolas Fruehsorger disse que espera um longo julgamento, dadas as estratégias de defesa conflitantes e o testemunho do co-acusado de seu cliente. 

"Mas tenho fé que a verdade baseada em fatos prevalecerá no final", disse ele.

Fonte: Accounting Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário