Translate

04 dezembro 2022

Melhores filmes da história do cinema

 

Eis a listagem de uma nova enquete dos melhores filmes de todos os tempos. Em 1952, o Sight and Sound realiza uma pesquisa entre os críticos para saber o nome dos grandes filmes de todos os tempos. Esta pesquisa tornou-se periódica, a cada dez anos. A evolução dos resultados, ao longo da história, pode ser encontrada aqui. Geralmente Cidadão Kane é o vencedor. Mas em 2012 o vencedor foi Vertigo (Um Corpo que Cai, de Hitchcock, venceu). 

Em 2022 a pesquisa foi realizada com 1639 participantes, entre críticos, acadêmicos, curadores e outros. O filme vencedor - confesso minha ignorância aqui, pois não o conhecia (nem este site) - foi Jeanne Dielman, dirigido por  Chantal Akerman. Pela primeira vez, uma mulher vence o prêmio. O filme é de 1975 e na listagem anterior sequer estava entre os dez melhores. Na pesquisa entre os diretores, somente, o filme ficou em quarto lugar, sendo 2001 o premiado. 


Eis o resumo da Wikipedia do vencedor:

As três horas e vinte e um minutos de duração do filme correspondem a três dias na vida de uma dona de casa chamada Jeanne Dielman (Delphine Seyrig), viúva solitária e alienada que cumpre a sua rotina diária, agindo sem pensar. Tem um filho adolescente, Sylvain, com quem vive. Supera dificuldades prostituindo-se para ganhar mais algum dinheiro. Degrada-se a sua vida pouco a pouco e às tantas Jeanne entra em crise.

O filme é considerado como um dos mais fiéis retratos da alienação social e do uso do tempo narrativo (em tempo real). A rotina é retratada em longas cenas, em que a protagonista se ocupa em afazeres banais, nova linguagem que influenciaria filmes futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário