Translate

11 dezembro 2022

Crise no mercado imobiliário comercial

Uma das consequências da pandemia foi levar parte do trabalho de escritório para as residências das pessoas. Isto fez com que os escritórios e outros endereços comerciais ficassem vazios. Em termos de negócios, os imóveis comerciais apresentaram uma queda brutal no valor, em razão da ociosidade. 

O relato sintético a seguir mostra este efeito nos Estados Unidos, onde um estudo completo foi publicado recentemente pelo NBER:


Antes da pandemia de Covid-19, aproximadamente 95% do espaço comercial de escritório estava ocupado nos Estados Unidos, de acordo com o NBER - uma organização sem fins lucrativos e não governamental. Em março de 2020, ocupação despencou para 10%, e só se recuperou para 47%, de acordo com um novo relatório do NBER, que alega US $ 453 bilhões em valor imobiliário comercial de escritório foram aniquilados neste apocalipse imobiliário."

Nos EUA, isso resultou em uma redução de 17,5% na receita de aluguel entre janeiro de 2020 e maio de 2022, e não apenas porque menos escritórios estavam sendo ocupados, mas também porque aqueles que estão sendo alugados estão com preços mais baixos por mês e é necessário muito menos espaço, pois os funcionários são informados de que podem trabalhar em casa durante a maior parte ou a semana toda.

Antes da pandemia, 253 milhões de pés quadrados foram alugados por ano; em maio de 2022, apenas 59 milhões de pés quadrados haviam sido alugados, indicam os dados do NBER.  (...)

Além do mais, enquanto as taxas de vacância atingiram uma alta de 30 anos, 61,7% dos aluguéis comerciais em vigor não foram renovados desde a pandemia - o que significa que "os aluguéis podem ainda não ter atingido o fundo do poço." (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário