Translate

02 dezembro 2022

Sobre o papel da revisão de livros

Sobre o papel da revisão de livros ao longo do tempo: 

estudei vários milhares de resenhas de livros do século XX.  (...) Os resultados da minha pesquisa, cobrindo o período entre 1900 e 1940, foram publicados recentemente; outro artigo próximo (em co-autoria com Kim Hajek e Herman Paul) abordará o período pós-guerra. Ambos os artigos sublinham que o valor e o impacto da revisão acadêmica de livros foram muito maiores do que se costuma perceber: as resenhas de livros realmente tiveram um papel importante na formação do conhecimento, comunicação e avaliação, não apenas nas ciências sociais, mas também nas ciências humanas e até nas ciências naturais, muito menos orientadas para livros. As revisões de livros também foram de vital importância nos processos sociais de guardião disciplinar e construção de comunidades, bem como na avaliação pessoal dos pesquisadores. Os revisores de livros não apenas articularam o tipo de conhecimento que estava sendo valorizado em sua disciplina; eles também deixaram claro que tipo de pessoas consideravam capazes de obter esse conhecimento.



Esse foco no pessoal era visível em todo o espectro acadêmico. Por exemplo, historiadores americanos do início do século XX e físicos consideraram as qualidades pessoais dos autores dos livros uma questão relevante. Ao revisar livros, eles aplicaram categorias como "paciência", "honestidade" e "objetividade" como normas para avaliar pessoalmente os autores. Eles elogiavam alguns autores - especialmente colegas do sexo masculino - por exibirem essas qualidades, enquanto cobravam outros - especialmente pesquisadores do sexo feminino e estrangeiro, além de não acadêmicos - por mostrar a falta deles.  (...)

Como leitor, sempre considero a revisão um ponto importante na decisão de compra de um livro. Dos três últimos que acabei de comprar, dois deles foram frutos de comentários em artigos que li ou de revisão de livro. 

No passado, as editoras encaminhavam exemplares para revisores famosos, na esperança que dedicassem algumas linhas de comentário sobre o assunto. 

Pintura: Georges Lemmen, Retrato de Jan Toorop (domínio público)

Nenhum comentário:

Postar um comentário