Translate

20 dezembro 2022

Binance e um novo estágio da crise das criptos

Agora que Sam Bankman-Fried's caiu em desgraça, o desconforto está crescendo em torno do domínio que [a empresa] Binance, de seu rival Changpeng Zhao [foto], detém no mercado de criptomoedas.


As preocupações surgiram novamente na sexta-feira, quando a empresa de contabilidade Mazars Group interrompeu o trabalho para a Binance e outras empresas de criptografia em relatórios que visam demonstrar que as empresas possuem as reservas necessárias para cobrir qualquer possível aumento de saques de clientes.

Zhao, que usa suas iniciais CZ, insistiu repetidamente que Binance não usa indevidamente fundos de clientes como a FTX fez supostamente e que sua troca pode processar qualquer quantia de saques que aparecer. O Binance tem um histórico mais longo que o FTX, prova de que conseguiu sobreviver aos "invernos criptográficos" anteriores, incluindo uma queda de mais de 80% no Bitcoin de dezembro de 2017 até o final de 2018.

Ainda assim, já faz alguns dias difíceis. A decisão de Mazars ameaça obscurecer um quadro contábil que muitos já consideraram opaco - na verdade, foi provável a falta de segurança do mercado com os relatórios de "prova de reservas" da Mazars que levaram a empresa a interromper todo esse trabalho. Uma aparição televisionada no início da semana em que a CZ foi salpicada de perguntas sobre a força financeira de Binance deu aos críticos uma crítica por mais uma rodada de aborrecimentos.

Mesmo para aqueles que ostensivamente apoiam a CZ e sua bolsa, a supremacia do mercado de Binance após o colapso da FTX não se encaixa bem em um setor que prega a descentralização. A fraqueza nos preços das criptos que se seguiram às manchetes da empresa CZ nesta semana reforça a preocupação de que Binance se tornou um ator "grande demais para falir" em um mercado em que, diferentemente das finanças tradicionais, não há ninguém para impedir uma falha em potencial, oferecer um resgate ou acalmar qualquer contágio.

"Não acho que Binance esteja tentando causar problemas, mas essa organização agora é um risco para todos nós", disse Mark Lurie, diretor executivo e co-fundador da Shipyard Software, uma desenvolvedora de trocas descentralizadas. "Sempre que você tem um jogador controlando [uma] quantidade substancial de volume, há muitos riscos sistemáticos."

Quando o império FTX de Bankman-Fried entrou em falência e o ex-bilionário de 30 anos trocou uma cobertura de luxo por uma cela das Bahamas, Binance aumentou sua participação de mercado para 52,9%, a maior de todos os tempos, e aumentou sua participação na negociação de derivativos para 67,2%, de acordo com a CryptoCompare.

O domínio de Binance surgiu em uma audiência do comitê do Senado sobre a FTX na quarta-feira, com o senador Bill Hagerty, do Tennessee, dizendo que uma implosão hipotética semelhante pela troca da CZ seria "catastrófica para a indústria de criptomoedas e seria catastrófica para todos os consumidores que utilizam a indústria."

Por sua parte, CZ da Binance insistiu em tweets e declarações públicas de que não há quantidade de êxodo de clientes que colocará a empresa sob pressão. Essa confiança foi posta à prova nesta semana em meio a uma queda nos pedidos de retirada dos clientes. (...)

Em um e-mail na sexta-feira, um porta-voz da Binance disse que, apesar de US $ 6 bilhões em saques líquidos entre segunda e quarta-feira, "pudemos cumpri-los sem avançar."O porta-voz disse que a Binance não investe fundos de usuários, detém a criptografia de clientes em contas segregadas e todos os ativos são lastreados de 1 para 1. A Binance também mantém um fundo de emergência de US $ 1 bilhão para proteger os usuários em situações extremas, acrescentou o porta-voz, e sua estrutura de capital é livre de dívidas.

CZ gosta de atribuir grande parte da atenção recém-descoberta ao tipo de "FUD" injustificado - medo, incerteza e dúvida [Fear, uncertainty e doubt em inglês] - que perseguiu a criptografia desde o início. Mas é improvável que as nuvens se separem para ele tão cedo.

Mesmo que o relatório de Mazars sobre as reservas de Binance tenha ficado aquém de uma auditoria completa e não tenha conseguido garantir a confiança total, o retiro da empresa de contabilidade deixa a CZ sem um especialista de terceiros para apoiar suas próprias palavras. E no ambiente pós-FTX, a confiança nas proclamações dos bilionários criptográficos está se deteriorando mais rapidamente do que o valor de seus tokens. (...)

A Bloomberg informou no ano passado que Binance está sendo investigada por lavagem de dinheiro e ofensas fiscais pelo Departamento de Justiça e pela Receita Federal. Chainalysis Inc., uma empresa forense de blockchain cujos clientes incluem agências federais dos EUA, concluiu em 2020 que, entre as transações examinadas, mais fundos vinculados à atividade criminosa fluíam através da Binance do que qualquer outra troca de criptografia.

Discordâncias entre os promotores estão atrasando a conclusão da investigação do Departamento de Justiça, informou a Reuters nesta segunda-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto. Alguns promotores envolvidos no caso acreditam que o governo tem provas suficientes para registrar acusações criminais contra executivos da Binance, incluindo a CZ, segundo o relatório, enquanto outros querem revisar mais evidências. "O Binance estabeleceu práticas comerciais claras para garantir que operamos globalmente de maneira regulatória", disse o porta-voz da empresa na sexta-feira.

- Com a assistência de Tom Schoenberg, Emily Nicolle e Dave Liedtka - Michael P. Regan, Yueqi Yang E Olga Kharif. Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário