Translate

29 dezembro 2022

O ano que cansamos dos narcisistas

Do Politico, um artigo de Joanna Weiss:

(...) Elon Musk, Sam Bankman-Fried, Ye (né Kanye West), Elizabeth Holmes, Meghan Markle, Donald Trump: Todos eles usaram a atenção como moeda e ego como combustível e foram recompensados por um tempo com o que desejavam. Somos atraídos por pessoas que se amam.

Mas em algum lugar entre a quinta e sexta hora de "Harry e Meghan", a nova série documental Netflix produzida pelo ex-Duque e Duquesa de Sussex e filmada em sua mansão na Califórnia minha simpatia natural pelo casal começou a me irritar, e me ocorreu que o ego tem seus limites. E passei a achar que o que levou à mega-série ser duramente criticada é o mesmo impulso que transformou Elon Musk em um terror no Twitter, levou Ye a aumentar a aposta de um comportamento ultrajante até que ele cruzou a linha para um anti-semitismo flagrante e enviou Bankman-Fried do topo do mundo para uma prisão das Bahamas.

Algumas dessas reviravoltas do destino são mais dramáticas e completas que outras. Mas uma vez que contabilizamos as perdas, pode ser que 2022 marque o ano em que nosso caso de amor com narcisistas começou a vacilar. (...)


“Eu acho que agora as pessoas estão ficando cansadas disso ”, disse John P. Harden, professor de ciências políticas do Ripon College, quando testei meus limites da teoria do narcisismo por telefone. Eu entrei em contato porque Harden estuda narcisismo na política: para um artigo de 2021 ele revisou pesquisas detalhadas de historiadores presidenciais, correlacionou-as com pesquisas em psicologia e criou uma espécie de índice de narcisismo para presidentes dos EUA até o início dos anos 2000. No fundo estavam Jimmy Carter, George H.W. Bush e Calvin Coolidge. No topo estavam Lyndon Johnson, Richard Nixon e Theodore Roosevelt. A teoria de Harden é que o ego pode conduzir a história: em conflitos internacionais, é provável que um presidente narcisista se preocupe em ser desrespeitado, ameace os oponentes e aja unilateralmente, ignorando conselheiros ou aliados. (...)

Para outras histórias de advertência, veja Elizabeth Holmes e Sam Bankman-Fried, que conquistaram os investidores criando mitos em torno de si: gênios jovens em roupas exclusivas (ela, a gola alta preta; ele, o short de carga), mais espertos que os céticos e os especialistas. Holmes, através de sua empresa de testes de sangue Theranos, ia mudar a indústria farmacêutica; Bankman-Fried, com sua troca de criptomoedas, iria ofender as finanças e a filantropia.

Continue lendo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário