Translate

16 dezembro 2022

Criptomoeda e qualidade do sistema bancário

O Vietnã usa criptografia porque tem bancos ruins. 69% dos vietnamitas não tem acesso bancário, o segundo mais alto do mundo. Há uma história do governo forçando os bancos a fazer empréstimos terríveis e depois os bancos em colapso; talvez isso tenha destruído a confiança do público? De qualquer forma, entre falência e remessas (por exemplo, de vietnamitas-americanos), o Vietnã lidera o mundo em uso de criptografia.

A Ucrânia sempre esteve entre os principais países de criptografia: em 2021, o NYT o chamou "A capital criptográfica do mundo". Mais uma vez, isso deve muito ao seu terrível sistema bancário. O NYT descreve seus bancos como "tão escleróticos que enviar ou receber pequenas quantias de dinheiro de outro país exige uma quantidade exasperante de papelada". E se você depositar mais de US $ 100.000 em um banco ucraniano, "a chance de recuperá-lo é muito pequena". Quando a Rússia invadiu o país, o governo ucraniano apostou na criptografia como uma maneira de ocidentais amigas enviarem doações para apoiar o esforço de guerra - US $ 70 milhões em março. Foi tão útil que, durante o primeiro mês da guerra, entre esquivar-se das bombas de artilharia russa, o presidente Zelenskyy encontrou tempo de aprovar uma lei para legalizar a criptografia e fortalecer sua estrutura regulatória.

A economia da Venezuela esteve em colapso em câmera lenta na última década. A inflação está atualmente nos três dígitos (lembre-se, as pessoas pensaram que os democratas perderiam as eleições intermediárias por causa de uma taxa de inflação nos EUA de 8%). Se o seu país tiver uma taxa de inflação de três dígitos, você pode preferir usar uma moeda alternativa, que o governo autoritário da Venezuela tenta impedir que as pessoas façam. A criptomoeda fornece uma alternativa difícil de proibir, sendo usada entre traficantes venezuelanos e pequenos empresários.


Índice de adoção da criptomoeda. Fonte do texto acima aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário