Translate

08 dezembro 2022

... e empresa de Trump é condenada por fraude e evasão fiscal

Os negócios da família Trump, do ex-presidente, estão sendo investigados. Na terça, um tribunal condenou a empresa por questão fiscal. Eis a notícia:


A empresa da família de Donald Trump foi considerada culpada ontem por fraude e evasão fiscal por um júri de Nova York. A decisão no caso movido pela promotoria distrital de Manhattan foi um repúdio às práticas financeiras nos negócios do ex-presidente, que pretende voltar à Casa Branca.

Um júri considerou duas entidades corporativas da Organização Trump culpadas em todas as 17 acusações, incluindo as de conspiração e falsificação de registros comerciais. No julgamento, a Organização Trump foi acusada de ser cúmplice de um esquema de altos executivos para evitar o pagamento de imposto de renda pessoal sobre regalias no trabalho, como apartamentos sem aluguel e carros de luxo.

Sentença

A sentença, que ainda não foi anunciada, prevê pagamento de uma multa de até US$ 1,6 milhão (R$ 8,38 milhões) - uma quantia relativamente pequena para uma empresa de seu tamanho. Trump, que recentemente anunciou que concorrerá à presidência, disse que o caso contra sua empresa faz parte de uma "caça às bruxas" motivada politicamente e travada contra ele por democratas vingativos.

Já era possível prever que haveria algum tipo de condenação. O fato do ex-presidente não entregar suas declarações de imposto de renda não ajuda. E seus arroubos e petulância também é um fator adicional.  

Um adicional de Richard Murphy 

Obviamente, isso não foi uma condenação para Trump pessoalmente, e a penalidade não será financeiramente significativa, mas a mensagem é. A promotoria se esforçou para deixar claro que Trump conhecia e aprovava as ações fraudulentas. Se a acusação a Trump segue ou não (e eu espero que sim, porque condenações de alto nível por fraude fiscal têm um grande impacto no moral dos impostos), a medida é significativa. Trump já está se mostrando um passivo eleitoral para os republicanos. As condenações só minarão ainda mais sua chance de retorno.

Foto: Darren Halstead

Nenhum comentário:

Postar um comentário