Translate

21 dezembro 2022

Mais falência nas criptos

Afetada pelo “inverno cripto”, a Core Scientific entrou com um pedido de falência nesta quarta-feira, 21. A maior empresa de mineração de bitcoin enfrentava problemas há um tempo e já havia anunciado a possibilidade de falência. Agora, a intenção é passar por um processo de recuperação judicial e renegociar dívidas com investidores.

O desequilíbrio causado pela queda na cotação do bitcoin e o aumento nos custos de operação (1) impactou negativamente os negócios de todas as empresas de mineração ao longo de 2022. Outros casos de falência também não colaboraram para uma possível elevação no otimismo de investidores, que seguem aguardando uma melhora no cenário atual. (...)

O passivo estimado da mineradora está entre US$ 1 bilhão e US$ 10 bilhões (2), de acordo com a solicitação. A empresa tem entre mil e 5 mil credores (3), sendo o maior deles o banco de investimentos B. Riley, que ofereceu empréstimos à Core Scientific quando ela tentou evitar a falência nos últimos meses.

Em outubro, a mineradora já havia enviado um documento à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), afirmando que poderia ficar sem dinheiro em suas reservas até o fim do ano e, por isso, havia decidido deixar de fazer os pagamentos de equipamentos, financiamentos e notas promissórias com vencimento entre o final de outubro e início de novembro.

(...) Responsável por 10% do poder de computação da rede Bitcoin com 143 mil máquinas e hospedando outras 100 mil, a Core Scientific era a maior empresa de mineração de bitcoin do mundo e sua falência pode ter impacto significativamente negativo para o setor, que já passa por dificuldades. (...) 

Fonte: aqui (4)

Meus comentários

(1) Custos maiores que receitas é um forte sinal para falência. 

(2) Veja que o passivo está entre 1 bi e 10 bi. Já é um sinal de que a contabilidade da empresa era uma porcaria. 

(3) Idem para o número de credores. Não sabe nem o valor do passivo, nem para quem deve. Será que sabe o valor do caixa? Arriscaria um "não" aqui também. 

(4) A fonte é a Exame e toda vez que leio notícias ruins de cripto por lá tem propagandas como esta:



Nenhum comentário:

Postar um comentário