Translate

21 dezembro 2022

Otimismo global e o brasileiro

Embora o otimismo global para 2023 tenha caído, apesar de tudo, o mundo ainda mantém, em média, mais esperançoso. De acordo com os dados mais recentes do Ipsos, uma média global de 65% dos entrevistados diz que se sente otimista e que 2023 será melhor que 2022. No entanto, como mostra nosso gráfico, isso caiu 12 pontos percentuais em relação ao ano passado, sendo a pontuação mais baixa registrada desde que a Ipsos começou a executar a pesquisa.


Obviamente, uma média global como um único número oculta as diferenças entre os países. Por exemplo, o Brasil tem uma parcela relativamente alta de pessoas que se sentem positivas em relação ao próximo ano. Dos 32 países pesquisados, 85% dos entrevistados brasileiros se sentem mais otimistas em relação a 2023 do que em 2022. Isso aumentou um pouco em relação ao ano passado, quando 82% dos entrevistados disseram que se sentiam otimistas no futuro.

No extremo oposto do espectro está o Japão. O país tem apenas 36% de seus entrevistados se sentindo mais positivos em relação ao próximo ano, o que representa uma queda de 18 pontos percentuais em relação ao ano anterior. 

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário