Translate

26 dezembro 2022

O modelo Big Four sobrevive a uma falência de uma das empresas?

Segundo Jim Paterson (via newsletter de Francine McKenna) 


"Nenhum de nós faz a menor idéia". O falecido William McDonough, primeiro presidente do Conselho de Supervisão da Contabilidade das Empresas Públicas nos EUA, respondeu em 2005 o que as autoridades fariam no caso de outra falha na rede de contabilidade global.

No início desta semana, atualizei a seguinte pergunta, examinada pela primeira vez em 2006 e atualizada periodicamente:

Qual o tamanho do golpe financeiro que uma rede de contabilidade das Quatro Grandes poderia suportar e sobreviver, devido a danos litigiosos ou a uma penalidade de execução na escala do golpe fatal que a Enron infligiu à Arthur Andersen em 2002?

Aplicando um estudo comportamental feito em 2006 aos dados reportados pelas Quatro Grandes sobre as receitas globais e nacionais, que avaliou a disposição dos parceiros das Quatro Grandes no Reino Unido de sacrificar a renda atual para salvar uma empresa de um julgamento de litígio financeiramente ruinoso, os resultados são sinistros:    

Nenhuma das redes de contabilidade das Quatro Grandes tem os recursos financeiros ou estabilidade organizacional para sobreviver a seus maiores litígios e exposições de aplicação da lei. Se outra das Quatro Grandes falhar, todo o modelo entrará em colapso.

Todos elas cairão.

Como foi construído na primeira parcela, os cálculos sob o estudo de 2006 indicam que os pontos de ruptura para os Quatro Grandes em nível global cairiam, com base em suposições otimistas, bem abaixo do nível dos lucros globais totais de um ano de uma empresa.

Esses limites estariam, entretanto, sujeitos a uma maior erosão baseada em suposições menos otimistas quanto ao comportamento do parceiro, bem como dúvidas quanto à capacidade de uma rede de manter sua coesão e integridade sob tais desafios, e mais especialmente de uma perspectiva local do país, onde faltariam os recursos para atender a uma demanda medida nos bilhões (sejam dólares, libras ou euros).   

(...) Levando em conta as estimativas sinistras que emergem dos dados que acabamos de resumir são as realidades estruturais dos Quatro Grandes, mal apreciadas, se é que de alguma forma: que sua composição como redes de parcerias privadas operam com níveis de capital muito finos. (...)

Foto: Bradyn Trollip

Nenhum comentário:

Postar um comentário