Translate

02 dezembro 2022

Isabel dos Santos é caçada pela Interpol

A empresário angolana Isabel dos Santos já esteve em várias postagens aqui no blog. Nascida em 1973, a filha do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, chegou a ser listada como a mulher africana mais rica do mundo. Seu pai foi presidente durante longos anos, entre 1979 a 2017 e isto certamente ajudou em obter uma fortuna acima de 2 bilhões de dólares. 

Mas desde que seu pai perdeu o poder - recentemente faleceu - a empresária também começou a ter dificuldades em manter sua riqueza. Em janeiro de 2021 sua riqueza em Angola, Portugal e Holanda foram confiscadas. 

O governo de Angola tenta cercar Isabel dos Santos, sob acusação de corrupção. Atualmente a empresária deve estar residindo nos Emirados Árabes Unidos. Não sabemos ao certo, já que a há uma solicitação de prisão e a Interpol confirmou na quarta que estaria buscando sua captura. Na verdade, tecnicamente, a Interpol emitiu um aviso vermelho, o que não corresponde a um mandado de prisão, mas a uma aplicação da lei em todo o mundo para" localizar e prender provisoriamente uma pessoa pendente de extradição, rendição ou ação legal semelhante”. Entre os crimes temos peculato, fraude, tráfico de influência e branqueamento de capitais.

A empresária defende das acusações, mas é difícil imaginar que seja inocente. Este é um daqueles casos onde uma pessoa toma conta de recursos que deveriam ser da sociedade por ter ligações políticas com os poderosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário