Translate

02 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Ctrl C Ctrl V

Um dos hábitos que adquirimos é usar as funções “Ctrl C” e “Ctrl V” do nosso computador para poupar trabalho. Quando temos que repetir um texto quase idêntico, copiamos para colar num outro local. E logo depois procedemos a substituição. Isto reduz horas de trabalho e facilita a padronização. Mas possui um sério risco: podemos esquecer em trocar todos os campos necessários.

Como as entidades são compostas por seres humanos, o “Ctrl C” e “Ctrl V” também funciona. E também temos casos onde é possível perceber que a contabilidade da empresa esqueceu de fazer a troca de todos os campos.

Vejam o caso da Baumer S. A., publicado no Diário Oficial Empresarial de 18 de abril de 2014, p. 67. Mais especificamente a DMPL da empresa:


Veja o que está escrito no cabeçalho da DMPL: período de 01/jan/2010 a 31/dez/2012. Confronte agora com a coluna de “especificações”: o período vai de 2011 a 2013. Como todo conjunto de demonstrações refere-se ao exercício encerrado em 2013, podemos concluir que a contabilidade da empresa “esqueceu” de mudar o cabeçalho da DMPL. (E os auditores também “esqueceram” de verificar). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário