Translate

18 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Desempenho dentro da empresa

Numa grande empresa é comum a existência de diferentes áreas de negócios ou grandes linhas de produtos. Nestas empresas, também é possível encontrar as demonstrações contábeis segregadas por cada uma das áreas. Assim, a análise do desempenho também pode ser feita para cada área, inclusive cálculo de indicadores.

Veja o exemplo da Autopista Fluminense um grupo de empresas que gerencia rodovias. Com uma receita trimestral perto de 1 bilhão de real obtidos sob diversas denominações: Autovias, Centrovias, Intervias, Fernão Dias, etc. Com esta gestão, tem obtido um lucro líquido de 100 mil reais por trimestre, o que representa uma margem líquida de 10%. Mas este desempenho não é igual para todo o grupo. O gráfico mostra os últimos cinco trimestres em termos do lucro:

Na linha vermelha, o comportamento da Autopista (ou Arteris) mostra um lucro entre 90 a 138 milhões reais. Em azul, o resultado líquido da Fernão Dias. Nos cinco trimestres, somente no terceiro de 2013 a empresa teve lucro, de 1,9 milhões; nos demais, prejuízos.

Isto mostra que dentro de uma empresa lucrativa podem existir setores com “problemas”. O usuário deve fazer uma análise para verificar como a empresa pode conseguir reverter este tipo de problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário