Translate

21 junho 2014

Carlsen é Triplamente Campeão de Xadrez

Magnus Carlsen tornou-se o primeiro jogador de xadrez da história a ter uma rating acima dos 2880. No ano passado derrotou o ex-campeão mundial, o indiano Anand. No segundo semestre estes dois jogadores irão novamente enfrentar-se na defesa do título, já que Anand ganhou o torneio dos candidatos.

Carlsen vem deixando sua marca como um dos grandes nomes do xadrez. E esta semana ele ganhou dois outros títulos. Realizou-se em Dubai http://dubai2014wrb.com/en/ o campeonato mundial de xadrez rápido e blitz. A diferença entre o xadrez normal, o rápido e o blitz é o tempo para fazer os lances. Um jogo no xadrez chega a durar seis horas; cada jogador tem duas horas para fazer os primeiros quarenta lances. Já o xadrez rápido dá de 15 a 60 minutos para cada jogador; no blitz cada jogador possui até 15 minutos para fazer seus lances. Em razão disto, no xadrez normal os erros é exceção e uma pequena diferença é suficiente para que o enxadrista ganhe ou perca o jogo. Já no Blitz os erros são comuns e um jogador só abandona o jogo quando já não tem mais condições de vencer.

O torneio de Dubai reuniu os melhores jogadores do mundo. No rápido, em três dias os jogadores disputaram 15 jogos; no Blitz, em dois dias jogaram-se 21 jogos. No primeiro, Carlsen tornou-se campeão com  11 pontos em 15, isolado. Mas na 12ª. rodada perdeu para Anand, sua única derrota no rápido.
No Blitz o norueguês conseguiu 17 pontos em 21 possíveis e novamente foi campeão isolado. Empatou com Anand na 13ª. rodada e novamente só teve uma derrota. Com isto Carlsen é campeão nas três modalidades de xadrez, um feito que só ocorreu anteriormente no xadrez feminino. No rating dos jogadores de xadrez, Carlsen continua na liderança do xadrez normal (2876) e do Blitz (2948 !!), mas está em segundo no rápido (2855 versus 2857 do jovem italiano Caruana).


P.S. O brasileiro Alexandr Fier terminou com 9 pontos no blitz e 6,5 no rápido, um bom resultado diante de adversários tão fortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário