Translate

11 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Observando o fluxo de caixa ao longo do tempo

A Demonstração dos Fluxos de Caixa está classificada em três grandes grupos: o caixa oriundo das atividades operacionais mostra se a empresa está conseguindo obter recursos com os seus ativos; o caixa de financiamento apresenta a relação com aqueles que fornecem os recursos financeiros para a empresa; e o caixa de investimento mostra as aplicações em máquinas, equipamentos, terrenos etc. No longo prazo, o caixa das atividades operacionais deve ser positivo e os dois outros grupos podem apresentar variação conforme as decisões tomadas pelos gestores da empresa.

Vamos mostrar o exemplo da Multiplus. Esta empresa apresenta uma receita de quase dois bilhões de reais vendendo pontos de programa de fidelidade. A figura a seguir apresenta os valos da DFC de 2010 até o primeiro trimestre de 2014.

A linha azul mostra o Fluxo de Caixa das Operações. Durante todo o período o seu valor foi positivo, exceto no primeiro trimestre de 2010, no terceiro trimestre de 2011 (um valor reduzido) e no primeiro trimestre de 2013. O fluxo de caixa de investimento, a linha vermelha, é muito próximo do eixo horizontal, indicando que seus valores são reduzidos. A empresa funciona com menos de duzentos funcionários e seu ativo imobilizado é de 9 milhões somente. Já o fluxo de financiamentos também variou pouco no período com duas importantes exceções: o primeiro trimestre de 2010 e o segundo trimestre de 2011. Vamos olhar para o que ocorreu nestas duas datas. No primeiro trimestre de 2010 a empresa teve aumento de capital em razão da oferta de ações na bolsa de valores. O valor deste aumento foi de quase 700 milhões. Na mesma data, a empresa reduziu os “adiantamentos a fornecedores” em 600 milhões e isto explica o comportamento do fluxo das operações. No segundo trimestre de 2011 a empresa reduziu o seu capital em quase 600 milhões. Esta é uma operação pouco comum de ocorrer e teve efeitos sobre o fluxo de financiamento, com o pagamento a acionistas.

Só para finalizar, no primeiro trimestre de 2013 o fluxo das operações foi negativo em razão da redução dos “adiantamentos a fornecedores”.


Um comentário:

  1. tenho lido alguns artigos sobre fluxo de caixa e acho bem interessante a maneira como as empresas lidam com esta parte do setor financeiro. vale a pena conhecer as diferentes formas e escolher aquela que melhor se adequa a sua empresa. http://cenize.com/jfinancas/controle-financeiro-empresarial

    ResponderExcluir