Translate

16 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Lucros Acumulados

Quando foi promulgada a lei 11.638, que modificava a Lei 6404, uma das novidades era a “extinção” da conta de Lucros Acumulados. A leitura mais atenta mostra que na realidade esta conta não acabou; somente seu saldo final deve ser zerado ao final de cada exercício social. Na prática as empresas ainda usam esta conta para os lucros ao longo do ano.

A Sonae Sierra Brazil, uma empresa especializada em shoppings centers é uma destas empresas. Veja a sua Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) do ano de 2013 (clique na imagem para ver melhor):

O saldo inicial era um prejuízo acumulado de 52 milhões. Durante o ano de 2013 a empresa obteve um lucro de 226 milhões e transferiu 11 milhões para reserva legal, 109 milhões para reserva de retenção de lucros e 19 milhões para lucros a realizar. Com isto, o saldo final da conta de lucros ou prejuízos acumulados foi de zero em 31 de dezembro de 2013 (destaque na figura acima).

A seguir a DMPL da mesma empresa no primeiro trimestre de 2014:

O formato é um pouco diferente, mas é possível perceber o saldo de zero em lucros acumulados. No primeiro trimestre a empresa teve um lucro de 15 milhões, que representa o saldo de lucros acumulados em 31 de março de 2014.


Portanto, a conta de lucros acumulados não acabou. Somente seu saldo ao final do exercício social deve ser zero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário