Translate

25 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Valores Acumulados

Os valores que constam da demonstração do resultado e da demonstração dos fluxos de caixa se referem a um período de tempo: um mês, um trimestre, um semestre, um ano etc. Já os valores do balanço patrimonial dizem respeito a uma data específica. Por esta característica, os valores da DR e da DFC podem ser somados para compor um período de tempo maior: se somo a receita de janeiro e fevereiro de um ano eu tenho a receita do primeiro bimestre, por exemplo. Mas não posso fazer o mesmo com os valores do balanço. Esta característica da DR e da DFC permite que a análise possa ser realizada no curto prazo (mês), médio prazo (um ano, por exemplo) ou longo prazo (cinco anos). Assim, é possível ter a receita mensal, anual ou quinquenal de uma empresa pela soma da receita de cada um dos subperíodos.

Quando o usuário utiliza as demonstrações contábeis, esta característica da DR e da DFC pode ser considerada na análise. Eis um gráfico dos três grandes grupos da DFC da empresa BR Pharma. Esta empresa possui uma rede de drogarias (Rosário, Guararapes, Farmais, Mais Econômica, Big Bem, Santana etc) e seu desempenho não parece muito animador:


Na maioria dos trimestres o fluxo das operações (linha azul) teve saldo negativo, especialmente no último, quando o valor foi de menos 271 milhões de reais. Já o fluxo de investimento (linha vermelha) foi todo negativo no período. Se a empresa não está gerando caixa das operações nem dos investimentos, será no financiamento que os recursos devem surgir. Com efeito, olhando o gráfico é possível perceber que o fluxo de financiamento foi positivo na maioria dos trimestres.

Mas os valores trimestrais podem ser enganosos já que em alguns momentos os fluxos sofreram grandes variações. Para reduzir o efeito disto, consideramos o fluxo acumulado ao longo do tempo.

É possível perceber que tanto os fluxos de financiamento quanto de investimento apresentaram uma tendência crescente ao longo do tempo. Particularmente no início de 2012, quando a empresa fez duas grandes aquisições (Santana e Big Ben). E o primeiro trimestre de 2014, quando a empresa teve um prejuízo consolidado de 185 milhões em razão do aumento nos custos e despesas operacionais.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário