Translate

17 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Formulário Cadastral

O Formulário Cadastral é um conjunto de informações que as empresas reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários devem preencher. Isto significa dizer que as grandes empresas possuem e deveriam divulgar estas informações.

Geralmente o usuário procura as demonstrações contábeis, as apresentações dos resultados ou outras informações. Particularmente não conheço nenhuma pesquisa baseada neste formulário, o que é uma pena, pois este documento possui muitas informações uteis. Vamos mostrar isto com o Formulário da Hercules.

Como são várias informações, vamos focar naquelas que podem ser mais interessante. De início, algumas informações de identificação da empresa, que inclui a data da constituição (no caso, 1936), a data de registro na CVM (desde 1968 ou 46 anos), o país de origem (é uma empresa brasileira), o setor de atividade (metalurgia e siderurgia), a descrição do que a empresa faz (fabricação e comércio de talheres e artigos similares), o controle (privado), a data do encerramento do exercício social (31 de dezembro) e onde divulga as informações (Diário do Comércio e Diário Oficial do Estado, ambos em São Paulo).



A seguir, o endereço da empresa (correspondência em Porto Alegre, mas sede em São Paulo) e o tipo de segmento (tradicional, desde 1968).
 
A informação sobre o auditor inclui o nome da empresa (KPMG), a data do início da prestação do serviço (desde abril de 2012) e o responsável, com o CPF. Também tem o escriturados de ações (Bradesco, com o início da prestação do serviço, além do endereço – que não aparece na figura). Para finalizar, o responsável pelo relacionamento com os clientes e o contato com os acionistas, ambos com o início da atuação e endereço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário