Translate

06 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Índices

Os índices são amplamente usados para analisar o desempenho de uma empresa. Quando queremos saber se uma empresa está muito endividada, usamos índices que tentam expressar o seu nível de endividamento; se o foco da análise é lucro, os indicadores de rentabilidade são usados; e assim por diante. Sabendo que os usuários gostam de usar os índices, muitas empresas divulgam seus valores nas demonstrações, poupando o trabalho de se fazer os cálculos.

Obviamente que os índices também são usados para acompanhar o desempenho quando o usuário possui um interesse direto na empresa. É o caso dos financiadores da empresa, que utilizam os índices para ter (ou não) uma tranquilidade sobre a chance de pagamento dos seus recursos.

Considere o exemplo da empresa de logística Vix e suas informações contábeis. A empresa lançou em 2010 um título chamado debêntures. Uma nota explicativa detalha esta operação:

Observe o campo de obrigações adicionais. A empresa garante que o índice de dívida líquida sobre Ebitda deverá ser igual ou menor que 2 para controladora. Ao final de cada ano, o investidor poderá verificar através das demonstrações se este valor foi obtido.

Esta situação é bastante comum nas empresas. Em geral os índices usados são de endividamento, como o da empresa Vix, mas também poderão ser usados os índices de liquidez ou mesmo (grupo de) contas, como patrimônio líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário