Translate

17 junho 2014

Gestão de Risco

Sobre os modelos de riscos:

Nossa pesquisa recente (Danielsson et al. 2014) considera a precisão das metodologias de previsão de risco de mercado mais comumente aceitos. Nós achamos que o risco dos modelos de previsão de risco de mercado existentes é, na verdade, substancial, especialmente durante a turbulência do mercado e crises. Estes são, presumivelmente, os momentos em que as previsões de risco precisos são mais necessários. Este resultado se aplica igualmente à gestão do risco de mercado no âmbito das instituições financeiras e de métodos de previsão de riscos sistêmicos que dependem de dados de mercado.

Os autores compararam seis metodologias: simulação histórica, média móvel, média móvel ponderada exponencialmente, duas variantes do GARCH e um modelo de valor extremo. Num dos modelos o risco estimado foi de $1, enquanto em outro o risco foi de $10 para o mesmo portfólio.

Os autores tentaram duas justificativas para o desempenho ruim dos modelos: as crises financeiras são raras diante dos dados da amostra; e os modelos tendem assumir que as crises são exógenas. (Cartoon adaptado daqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário