Translate

13 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Impostos a Recuperar

É sempre estranho imaginar que podemos ter um ativo chamado “impostos”. Parece brincadeira, mas é verdade. Uma situação onde isto acontece é quando se exporta um produto e o governo, para melhorar a balança comercial, concede um “prêmio” para a empresa da seguinte forma: na próxima vez que você pagar imposto, você poderá reduzir o que tem a pagar pela exportação que foi realizada.

Suponha um exemplo bem simples: a empresa exportou produtos com o custo de $100, sendo $10 de impostos. O governo permite que numa venda interna você possa abater do imposto que a empresa iria pagar o valor de $10. Assim, este valor é um ativo da empresa.

Em algumas empresas o valor desta conta de ativo é expressivo. É o caso da Minerva S/A, um frigorífico. Nesta empresa o valor de “impostos a recuperar” de curto prazo representou 11% do ativo no último trimestre. Mas já chegou a 16% no passado. De qualquer forma, são 560 milhões de reais de tributos a recuperar de curto prazo. Se somarmos o longo prazo este percentual é de quase 20% ou 920 milhões de reais.

São valores expressivos. Ao verificar as demonstrações da empresa o leitor poderá observar o seguinte trecho:



Ou seja, os tributos a recuperar estão relacionados com a exportação da empresa. Quanto maior a exportação, maior o saldo de impostos a recuperar. Para verificar isto, o gráfico abaixo tem plotados a receita de exportação trimestral e o saldo de tributos a recuperar. Realmente os dois valores apresentam um comportamento próximo ao longo do tempo. (A correlação, que mede a relação estatística entre as duas variáveis, é de 0,86)

Nenhum comentário:

Postar um comentário