Translate

17 junho 2014

Default Argentino

Em 2001 a Argentina declarou default para uma dívida de 95 bilhões de dólares. Isto significa dizer que aquele país recusou pagar este empréstimo. Em 2005, a Argentina ofereceu títulos, com condições piores para os investidores. E fez isto novamente em 2010. Diante da incerteza do recebimento, a maioria dos investidores aceitou as condições propostas e 92% da dívida foi trocada. Entretanto, um grupo de investidores não somente recusou a oferta como acionou os tribunais dos Estados Unidos em busca de manutenção das condições iniciais.

Agora a Suprema Corte dos Estados Unidos, equivalente ao nosso STF, decidiu que a Argentina deveria pagar a estes investidores nas condições iniciais, rejeitando o recurso do país. Os investidores ganharam o direito de serem respeitadas as condições iniciais de pagamento, em lugar de receber 30 centavos por dólar investidos.

A Argentina pode tentar um acordo com estes investidores, mas corre um risco elevado de inadimplência. A Argentina chama os investidores de "abutres", já que muitos deles compraram os títulos com desconto para tentar obter a vitória nos tribunais. Não se sabe qual o próximo passo da Argentina. Em 30 de junho vence o pagamento de um título de 13 bilhões e esta pode ser uma data importante no caso.

P.S. A presidente declarou que não irá honrar a dívida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário