Translate

08 junho 2014

Quem é o sócio?

Continua o mistério: quem é sócio da JBS? O Estado de S Paulo tinha apurado uma estranha mudança acionária. Uma empresa denomina Blessed, com sede em Delaware (um estado dos EUA conhecido por abrigar conglomerados), além das famílias Bertin e Batista.

Os sócios informados por meio do formulário de referência entregue à CVM na última terça-feira são as seguradoras US Commonwealth Life e Lighthouse Capital Insurance, com sede em paraísos fiscais, como informou reportagem do Estado no último domingo.

A empresa informou ainda que Colin Murdoch-Muirhead, um cidadão das Ilhas Bermudas, é o principal acionista pessoa física das duas companhias.

Até sexta-feira, a Blessed detinha 13% do capital total da JBS, mas esta participação foi reduzida em uma reestruturação societária, ficando então com apenas 6,6%, ou algo em torno de R$ 1,5 bilhão, considerando o valor de mercado da companhia.

Nessa reestruturação, tanto a Blessed quanto a Bertin passaram a ser acionistas da J&F Investimentos, que reúne os negócios da família Batista. Isso significa que as duas empresas são agora sócias também do Banco Original e da Eldorado Celulose, entre outros negócios.

As duas seguradoras são empresas idênticas (possuem cada uma 50% da Blessed) e estão registradas em países diferentes - Porto Rico e Ilhas Cayman. Seus sites na internet têm praticamente o mesmo conteúdo. Apenas as imagens dos países e os nomes e logomarcas das seguradoras são diferentes. Os sites possuem também as mesmas informações sobre Colin Murdoch-Muirhead, informado pela JBS como sendo o principal acionista pessoa física.

Muirhead foi o sócio fundador das duas seguradoras e no seu currículo consta uma passagem como executivo sênior da área de empresas e private bank do HSBC Bermuda Bank.

(...) Nos últimos dias, a CVM exigiu essa abertura. Em nota o JBS disse que "por exigência da CVM, o JBS solicitou à Blessed que disponibilizasse as informações, o que foi feito". Na sexta-feira, executivos da empresa disseram ao Estado que "a Bolsa ou a CVM nunca tinham feito tal exigência".

Em outro texto o jornal informa

A Operação Ararath, que investiga crimes financeiros no Mato Grosso, identificou que o empresário Wesley Mendonça Batista, presidente da JBS, empresa que detém a marca Friboi no Brasil, tem ligações com empresas rastreadas nas investigações, a Global Participações Empresariais e a Confiança Participações Empresariais.

Elas estão interligadas por membros da família de Fernando Mendonça França, que é um dos principais investigados. Segundo o relatório técnico a que o Estado teve acesso, a rede que reúne essas empresas é tão intrincada que a PF concluiu ser preciso ampliar as investigações sobre elas.

A empresa JBS cresceu baseado num forte apoio do governo. Diante das notícias acima é natural supor que uma possível explicação para este caso seja a tentativa de descobrir quem realmente possui ações na empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário