Translate

19 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: A ligação entre as demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis estão interligadas. O balanço patrimonial está vinculado à demonstração do resultado pela conta de lucros e prejuízos acumulados. O balanço vincula-se a demonstração dos fluxos de caixa (DFC) pela conta de caixa e equivalentes. E a demonstração do resultado está ligada com a DFC pelo lucro líquido.

De igual forma, a análise também possui vínculo. Muitas vezes começamos analisar um aspecto de uma empresa e quando percebemos estamos observando um aspecto de outra demonstração contábil. Veja o caso da VulcabrasAzaleia

Se você olha o balanço irá notar que a relação entre o capital de terceiros e o ativo, conhecido como endividamento, era de 91% no final de 2011 e chegou próximo a 100% um ano depois. Isto ocorreu em razão do comportamento do PL da empresa, que reduziu de 133 milhões para 5,6 milhões. Esta informação nós obtemos no Balanço da empresa.

Para tentar entender o que realmente ocorreu é necessário observar de perto as modificações que aconteceram no patrimônio líquido. Ou seja, verificar a DMPL:

Durante o período ocorreu um prejuízo de 308 milhões de reais. É um valor elevado. Para entender melhor este montante, precisamos do detalhamento do lucro líquido. E encontramos esta informação na demonstração do resultado:

O resultado bruto da empresa foi de 338 milhões, mas as despesas operacionais atingiram a 443 milhões. Além disto, as despesas financeiras, de R$162 milhões, também contribuíram para o resultado negativo de 308 milhões.

Observe como o vínculo das demonstrações foi relevante para entender melhor o desempenho da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário