Translate

24 junho 2014

Teoria dos Jogos e Copa do Mundo

O jogo entre Alemanha e Estados Unidos, pela Copa do Mundo de 2014, na quinta-feira, poderá ser uma típica situação explicada pela Teoria dos Jogos. Cada uma das equipes possui quatro pontos (uma vitória e um empate), sendo que Portugal e Gana, os outros dois competidores do grupo, só possuem um ponto cada. Como o empate vale um ponto e a vitória três, se ocorrer o empate na partida entre Alemanha e EUA os dois estarão classificados, já que nem Portugal nem Gana poderão alcançá-los.

E no caso de empate, a Alemanha, o time mais forte, irá classificar em primeiro, sem correr o risco de machucar seus atletas. E os Estados Unidos, o mais fraco e menos tradicional time entre os dois, também se classificam. Ou seja, o melhor resultado para ambos pode ser o empate.

Ambas equipes negam um acerto. E a situação do jogo depende da confiança mútua entre as equipes. A sinalização poderá ser útil nesta situação: a Alemanha pode entrar em campo mostrando claramente para os EUA que não deseja outro resultado.

Ou seja, é uma situação muito semelhante ao dilema do prisioneiro. Ou a uma situação que ocorreu também com a Alemanha numa copa passada. Mas existe uma punição para ambos se houver a combinação: a antipatia da torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário