Translate

26 maio 2014

Curso de Contabilidade Básica: Escândalo

Quando uma empresa estiver envolvida num escândalo, o usuário da informação contábil deve ter um cuidado redobrado com as informações. Em muitos casos ele pode estar numa situação onde não é possível obter informações contábeis sobre a empresa.

No dia 25 de maio o jornal O Estado de S Paulo apresentou a seguinte denúncia sobre o Grupo Bertin:

O economista Lucio Bolonha Funaro costuma ser lembrado no meio empresarial por duas peculiaridades: ter temperamento forte e ser citado, investigado, acusado ou chamado a depor (varia de caso a caso) em boa parte das grandes investigações de lavagem de dinheiro ocorridas no Brasil dos últimos dez anos.

A lista de casos em que seu nome esteve relacionado é vistosa. Operação Satiagraha, contra desvio de verbas públicas. Caso Banestado, que denunciou evasões de divisas. CPI dos Correios, que rastreou operações suspeitas de fundo de pensão de estatais. Hoje, é mais lembrado como o operador que aceitou a delação premiada no escândalo do Mensalão. Funaro tem pelo menos uma dezena de empresas, segundo consta em processos que ele moveu contra alguém ou de outros nos quais ele é o alvo. Recentemente, porém, ocupou-se de negócios de terceiros, especificamente no grupo Bertin.

Em um processo movido por Maurício Cury de Vecchi, gerente de projetos da Gaia Energia, empresa do grupo Bertin, Funaro é citado como aquele "contratado para 'salvar' tudo o que for possível e enviar ao exterior". O grupo estaria "se preparando para uma possível 'quebra' em 2014", diz o texto do processo.

Observe as últimas frases. São acusações graves e a contratação de um especialista em lavagem de dinheiro. Se você acessar o endereço da empresa na internet não irá encontrar muita informação. No item “Relação com Investidor” consta a composição acionária; um breve texto sobre o modelo de governança corporativa; a lista dos comitês existentes; e a estrutura organizacional. No item “na mídia”, onde estariam as notícias sobre o grupo, o último item é de 2011.

Informações obtidas na internet apresentam uma empresa com vendas de quase 4 bilhões de reais e prejuízo de 334 milhões em 2012. Um endereço do grupo possui somente informações da JBS. A Wikipedia informa que o grupo possui 35 mil funcionários.

Uma pesquisa no Diário Oficial do Estado de S Paulo torna possível encontrar as demonstrações contábeis do Infra Bertin Participações, que não possui ressalva do auditor, Triangulo do Sol, Atlantida Bertin, entre outras demonstrações.

É preciso um pouco de paciência para encontrar estas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário