Translate

21 fevereiro 2026

Jogos Olímpicos e recursos do governo


Fiquei imaginando replicar isso no Brasil:  

Os Jogos Olímpicos são um dos eventos esportivos mais amplamente seguidos e visíveis no mundo. Os governos alocam recursos para as Federações Esportivas em busca de resultados competitivos que dependem de uma combinação de fatores incertos. Este estudo aplica o índice Färe-Primont (FPI) pela primeira vez no campo do esporte para estimar a produtividade e a eficiência e analisar os resultados da participação das Federações Esportivas Espanholas nas últimas quatro edições dos Jogos Olímpicos (2008-2021). Procura também identificar a existência de padrões comportamentais nas Federações Esportivas Espanholas que fazem o melhor uso dos recursos disponíveis. Os resultados do estudo sugerem que a estrutura das fontes de financiamento, o tamanho dos órgãos governamentais e o período de tempo que os FSS competem (idade) são fatores que influenciam sua eficiência e produtividade. 

No caso de jogos olímpicos, eu tenho recursos alocados em esportes e uma medida objetiva de desempenho, no caso medalhas. Mas seria possível pensar nisso em outras situações? 

Guevara-Pérez, J. C., Le Clech, N. A., Martín Vallespin, E., & Urdaneta-Camacho, R. (2026). Evaluation of Spanish Olympic Federation Performance Using the Färe-Primont Index. Sage Open, 16(1). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário