A tradução do resumo:
A inteligência artificial generativa é regularmente incumbida de navegar pelas complexidades da interação humano-a-humano, incluindo apoio entre pares em saúde mental e o aprimoramento da regulação emocional interpessoal em contextos de atendimento ao cliente. Resultados qualitativos questionam se a inteligência artificial merece um espaço nessa área; entretanto, muitos estudos recentes indicam que a inteligência artificial pode melhorar a interação humano-a-humano. No presente estudo, e a partir de duas amostras (NGivers = 522; NReceivers = 580; NTotal = 1.102) coletadas para detectar efeitos de pequena magnitude, examinamos um caso específico de uso de inteligência artificial generativa no ambiente de trabalho e se ela pode ser utilizada para aprimorar mensagens pró-sociais entre pessoas para além de mensagens escritas por humanos, por meio de um experimento quantitativo de survey. Especificamente, treinamos e analisamos o impacto da inteligência artificial generativa nas percepções dos participantes sobre mensagens de reconhecimento de funcionários no ambiente de trabalho. Constatamos que os participantes: (a) consideraram que a inteligência artificial generativa treinada estava alinhada às melhores práticas do setor de Recursos Humanos (RH); e (b) aprenderam com a inteligência artificial generativa, acreditando que ela os levaria a mudar seu comportamento. As mensagens geradas pela inteligência artificial estavam mais alinhadas às melhores práticas do setor de RH do que as mensagens escritas por humanos, sendo também mais longas e com valência mais positiva. Além disso, mesmo após controlar pelo tamanho da mensagem, continham mais substantivos, adjetivos e verbos do que as mensagens escritas por humanos. Discute-se a consistência desses achados com a literatura atual e o lugar da inteligência artificial generativa na interação humano-a-humano daqui em diante.
Hatch, S. G., Dalessandro, C., Topham, B., Patterson, D., Berry, C., Johnson, J. J., & Lovell, A. (2026). Thanks a Bot: Leveraging Artificial Intelligence for Improved Workplace Appreciation. Sage Open, 16(1). https://doi.org/10.1177/21582440251414704 (Original work published 2026)
O grifo é do blog. É realmente interessante que os textos produzidos pela IA tenham mais adjetivos do que as mensagens escritas por humanos. Além disso, parece que a IA está ensinando os humanos a se comportarem.
Imagem aqui

Nenhum comentário:
Postar um comentário