Translate

07 fevereiro 2026

Arquivo Epstein e Contabilidade

Qualquer pessoa pode pesquisar nos documentos liberados pelo DOJ com os arquivos do criminoso Jeffrey Epstein. O link está aqui

Fiquei brincando durante um tempo, pesquisando alguns nomes aleatórios. Nem sempre aparecer nos arquivos significa algo. Por exemplo, se digitar Magnus Carlsen, o maior jogador de xadrez, irá aparecer dois resultados. Em um deles, um link para um notícia sobre ele ter jogado um torneio exibição em Harvard e outro comentando que seria um exemplo de menino prodígio, juntamente com uma longa lista. Idem para Messi e outros nomes famosos. (A propósito, Neymar não aparece nos arquivos)

Sendo um blog de contabilidade, resolvi digitar o nome mais lembrado, Pacioli, e o nome do padre mais famoso da nossa área apareceu no seguinte trecho (já traduzido e eliminado o "lixo"):

“O custo dos produtos atuais é composto, em grande parte, por P&D, ativos intelectuais e serviços.
O sistema contábil de Pacioli praticamente não mudou nos últimos 500 anos e, enquanto nossa riqueza era física e nossos custos incluíam principalmente materiais e trabalho, esse sistema era adequado. O sistema de partidas dobradas baseava-se em informações históricas e, tradicionalmente, fornecia relatórios e demonstrações financeiras duas semanas após o fechamento do mês.
As empresas hoje, porém, não precisam de informação duas semanas após o fechamento do mês, mas imediatamente; informações contábeis, atividades e indicadores de desempenho devem estar disponíveis ao simples toque de um botão. A tendência na era da informação é conceituar e implementar a contabilidade como um sistema de informação baseado em banco de dados, que reúne todos os eventos quantitativos e qualitativos de todas as áreas da empresa.
Oracle, PeopleSoft e SAP são atores globais nessa reconceitualização da contabilidade como um sistema de informação baseado em banco de dados, e fornecem serviços a grandes corporações.
Existem também excelentes pacotes de software contábil disponíveis no mercado. Exemplos desses pacotes são Pacioli 2000 for Windows, Peachtree Complete Accounting e QuickBooks Pro.
O poder desses softwares pode ser apreciado ao consultar o site que lista as funcionalidades do Pacioli 2000 for Windows, bem como o artigo de meu pai intitulado “Pacioli 2000 for Windows: An Accounting Software Solution to Address the Problems of Accountability of Saskatchewan District Health Boards”, de junho de 1996. 

Por curiosidade também digitei nomes de pessoas que ocuparam cargos de liderança no Fasb, Iasb e IFRS. O único resultado que obtive foi Masamichi Kono, que foi vice-chair da Fundação, mas nada comprometedor. 

Possível conclusão que podemos chegar: 

a) apesar de ser um homem de finanças, Epstein não se interessava por contabilidade, apesar do termo aparecer mais de 9 mil vezes nos arquivos. E Fasb aparece 125 vezes. 

b) as pessoas da nossa área são puras e castas. Por isso, não se associam com criminosos como Epstein

c) a contabilidade não estava no foco de Epstein. Afinal, a contabilidade só registra os fatos. 

Outra possível explicação?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário