Segue a tradução:
Em termos de sustentabilidade e competitividade, a agricultura moderna depende de informação ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos. Pesquisas publicadas no International Journal of Agricultural Resources, Governance and Ecology analisaram como dados, inovação e colaboração moldam o desempenho das fazendas diante dos crescentes desafios das mudanças climáticas e de pressões de mercado diversas. O trabalho sugere que, sem estruturas de conhecimento, políticas e tecnologias voltadas para melhorar a resiliência, tais iniciativas tendem a ter desempenho inferior ao esperado.
Os pesquisadores mostram que a qualidade da informação é um fator decisivo que conecta decisões no nível da fazenda a resultados econômicos e ambientais mais amplos. (...) Infelizmente, muitas fazendas ainda operam sem sistemas contábeis formais ou mesmo sem registros consistentes, o que torna pouco transparente seu processo decisório. Além disso, a falta de consciência econômica detalhada pode estar limitando a capacidade de muitas propriedades de adaptar a produção às condições em mudança.
Os efeitos prejudiciais dessa lacuna de informação são agravados por fatores sociais e organizacionais no setor. Associações de agricultores, cooperativas e redes informais podem desempenhar um papel importante na troca de conhecimento, mas muitos produtores não utilizam plenamente essas redes, com diferenças de adesão relacionadas ao tamanho da fazenda, nível de escolaridade e idade. (...)
Em última análise, a digitalização, quando usada de forma sistemática — e não casual —, pode oferecer uma mudança estrutural na forma como a agricultura é gerida e ajudar a superar alguns desses problemas. Sistemas digitais podem reduzir desperdício de recursos e de esforço. Com maior eficiência no uso de recursos e decisões apoiadas por dados em um setor onde o timing é frequentemente crítico, as práticas agrícolas podem ser aprimoradas. Por fim, é necessário incorporar essa digitalização às redes agrícolas, apoiadas por liderança, políticas coerentes e pessoal treinado.
Figurek, A., Semenova, E., Thrassou, A., Semenov, A. and Vrontis, D. (2025) ‘Innovative tools for the agricultural information system: a conceptual framework’, Int. J. Agricultural Resources, Governance and Ecology, Vol. 20, No. 6, pp.19–36.
Foto aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário