Translate

17 dezembro 2025

De professor de matemático do ensino médio a consultor de investimento de milionários


Acho que os fatos já eram conhecidos, mas foram requentados agora pela imprensa:  

Uma investigação da New York Times Magazine rastreia a fortuna de 600 milhões de dólares de Jeffrey Epstein a um golpe simples: convencer homens ricos de que suas finanças eram um desastre e, depois, cobrar para consertá-las. A grande maioria de sua riqueza — 490 milhões de dólares entre 1999 e 2018 — veio de taxas, não de investimentos. Apenas dois bilionários pagaram a ele 370 milhões de dólares: Leslie Wexner (200 milhões) e Leon Black (170 milhões).

Epstein era um desistente da faculdade que ensinava matemática na Dalton School, em Manhattan, quando um encontro casual em uma galeria de arte em 1976 o conectou a Ace Greenberg, executivo da Bear Stearns. Ele conseguiu entrar na firma na base da conversa, mas os problemas surgiram rapidamente. No início de 1981, a Bear Stearns o investigou por violações de valores mobiliários envolvendo ações de um IPO de uma namorada e um empréstimo indevido de 15 mil dólares a um amigo do ensino médio. A SEC também investigou negociações feitas em momentos suspeitamente oportunos. Epstein foi multado em 2.500 dólares e suspenso por dois meses.

Sua conexão com Wexner, fundador da The Limited, alarmou os colegas do varejista desde o início. "Tentei descobrir como ele passou de professor de matemática do ensino médio a consultor de investimentos privado", disse o vice-presidente da empresa ao Times em 2019. "Simplesmente não havia nada ali." Um membro do conselho contratou a Kroll para investigar o passado de Epstein. Até o advogado pessoal de Wexner o instou a cortar laços. Wexner ignorou a todos.

O que exatamente Wexner obteve de Epstein permanece incerto — ele se recusou a responder perguntas. Mas o padrão se repetiu com Leon Black: Epstein convencia homens ricos de que seu dinheiro estava vulnerável e, então, posicionava-se como a solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário