O BCE (Banco Central Europeu) propôs uma simplificação das regras de capital bancário nesta quinta-feira (11), buscando reduzir parte da complexa regulamentação implementada após a crise financeira global sem aliviar a carga regulatória geral.
Há muito os bancos reclamam que a supervisão se tornou onerosa e outros países, especialmente os Estados Unidos, estão agora pressionando para cortar a regulamentação e suavizar as regras de capital com a premissa de que a supervisão afeta a atividade bancária.
Mas o BCE manteve sua promessa de que a simplificação não pode significar requisitos de capital mais baixos e as propostas de quinta-feira, ainda sujeitas à aprovação da Comissão Europeia, concentram-se em menos requisitos, e não em requisitos mais baixos, para o montante de capital que os credores devem manter para se protegerem contra possíveis choques.
“Essas propostas pretendem simplificar a estrutura, ao mesmo tempo em que mantêm a resiliência do sistema bancário europeu”, disse o BCE em um comunicado.
A recomendação número um do BCE é simplificar o modelo dos requisitos e buffers de capital dos bancos, conforme relatado anteriormente pela Reuters.
O BCE pretende fundir as camadas de buffers existentes em apenas duas: um buffer não liberável e um buffer liberável, que as autoridades podem reduzir em tempos ruins.
Fonte: Forbes
É uma boa notícia, que deveria ser seguida por todos reguladores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário