![]() |
Fonte da imagem: aqui |
Anúncio de mudanças na metodologia de avaliação da produção intelectual provoca discussões sobre o fim do Qualis
Em outubro de 2024, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou uma nova metodologia para a classificação da produção intelectual na pós-graduação stricto sensu. Com aplicação para o ciclo 2025-2028, o novo processo muda o foco da avaliação dos periódicos científicos para o artigo publicado. Com isso, o que passa a importar é o impacto e a relevância da produção científica em si e não mais o Qualis do periódico.
O comunicado gerou alvoroço nas redes sociais [...]. Os comentários a essas postagens apontaram algumas questões recorrentes: o foco nas citações do artigo não aumentará ainda mais a relevância de quem já é bem citado? Não poderá aquecer o mercado das revistas predatórias? O que acontece se um tema ou autor vier a se tornar referência só tempos depois? Como isso impacta a avaliação?
O diretor de Avaliação da Capes, Antonio Gomes de Souza Filho, esclareceu alguns pontos.
A nova metodologia propõe três procedimentos para classificar os artigos:
1 - Desempenho do periódico, com foco nos artigos: utiliza indicadores bibliométricos do Qualis Capes, mas para classificar os artigos em oito níveis (A1 a A8), ao invés dos periódicos.
2 - Indicadores diretos dos artigos + indicadores dos periódicos: combina a análise quantitativa (índice de citações alcançado) e qualitativa (indexação, acesso aberto) dos artigos com atributos dos periódicos, resultando em oito níveis de classificação (A1 a A8).
3 - Análise qualitativa: classifica os artigos com base em fatores definidos por cada área de avaliação (“pertinência do tema abordado frente às áreas de concentração e linhas do programa, avanço conceitual proveniente do trabalho publicado, contribuição científica do estudo para a área de conhecimento em termos de relevância e impacto, dentre outros”), utilizando os conceitos “muito bom”, “bom”, “regular”, “fraco” e “insuficiente” que, segundo ele, é um sistema bem conhecido.
Os documentos orientadores com os detalhes da nova metodologia serão publicados em 2 de maio de 2025.
Texto completo: aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário