Datini, Francesco de Marco (1335-1410) - Francesco de Marco Datini realizou, em vida, a transição de um negócio local utilizando a escrituração de partidas simples para operações de grande escala com filiais que empregavam um sistema completo de partidas dobradas. Ele foi varejista, importador, banqueiro, agente comissionário e fabricante, vendo na diversificação uma proteção contra os riscos que haviam levado outros, que cresceram rapidamente demais, à falência. Datini expandiu seus negócios abrindo filiais em toda a Europa, utilizando registros contábeis para revisar e controlar suas operações. Os livros contábeis de Datini cobrem ininterruptamente o período de 1366 a 1410. Após 1390, um sistema completo de partidas dobradas, incluindo balanços patrimoniais, passou a ser utilizado na maioria de suas filiais no exterior e em seu escritório principal em Florença.
A principal inovação nos livros contábeis de Datini foi a conversão do formato vertical para o formato bilateral das contas. Tradicionalmente, nas contas dos livros contábeis florentinos, as seções de débito e crédito eram dispostas uma acima da outra, em vez de lado a lado como em Veneza. Isso significava, por exemplo, que, ao registrar um débito no topo de uma determinada página do livro, era necessário deixar um espaço em branco abaixo para a entrada do pagamento. A disposição dos débitos e créditos com base na posição lateral da página era impossível, e o sistema florentino jamais poderia ter evoluído para as entradas contábeis “taquigráficas” usadas atualmente. Após a introdução das contas bilaterais vindas de Veneza, nenhuma mudança importante ocorreu na técnica de escrituração florentina, evidência de que ambos os sistemas eram, em essência, semelhantes.
Michael Chatfield do livro The History of Accounting
Da Wikipedia, um acréscimo importante:
Em 1870, 500 livros contábeis e 150.000 papéis relacionados aos negócios de Datini foram descobertos em uma escada da mansão do casal em Prato.[8] Esses artigos fornecem informações sobre os negócios de Datini, bem como sobre a classe mercantil em geral, tal como existia nos séculos XIV e XV.
Dois outros aspectos relevantes:
1. Datini já conhecia o conceito de Goodwill
2. Francesco Datini escrevia em seus livros de contabilidade: "Em Nome de Deus e do Lucro"
Nenhum comentário:
Postar um comentário