O mandato do presidente Trump chamou muita atenção pela imposição de tarifas de importação sobre produtos estrangeiros. No entanto, em outra área, a nova gestão também está impactando a arrecadação de tributos: na declaração de imposto de renda.
Nos Estados Unidos, os softwares de declaração são desenvolvidos e comercializados pela iniciativa privada. Uma das empresas, a Intuit, lucra consideravelmente com essa área, chegando ao ponto de anunciar durante o Super Bowl, um dos intervalos publicitários mais caros do mundo. Isso mostra que existem interesses poderosos que dificultam uma gestão tributária mais eficiente.
Enquanto isso, o Serviço de Receita Federal dos EUA (IRS) vinha desenvolvendo um programa piloto nos últimos três anos, semelhante ao nosso conceito de declaração pré-preenchida. Esse programa permite que os contribuintes entreguem suas declarações sem necessidade de serem especialistas na área, contratar profissionais ou adquirir softwares de empresas como a Intuit.
O programa piloto estava sendo bem recebido pelos contribuintes, mas a administração Trump decidiu encerrá-lo.
O Partido Republicano da Câmara, influenciado por interesses da indústria de preparação de impostos, pressionou pelo fim do Direct File.
Nenhum comentário:
Postar um comentário